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Mestrado de Estudos Interculturais Para Negócios (Pós-Laboral)

O programa do Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios abre novos horizontes internacionais para os estudantes. O curso foi aprovado incondicionalmente por 6 anos pela agência nacional de credenciamento A3Es. Com um corpo docente altamente especializado, o Mestrado oferece cursos inovadores, como: Línguas e Culturas Chinesas (Mandarim) e Árabes para Negócios, Cultura e Desenvolvimento, Relações Económicas Interculturais, Empreendedorismo na Cultura, Tecnologias de Comunicação Intercultural, assim como Cultura Inglesa, Francesa, Espanhola e Alemã para negócios. O mestrado é totalmente ensinado em inglês, permitindo uma maior colaboração e mobilidade internacional. Os estudantes podem optar por um diploma duplo, em combinação com o Mestrado em Línguas e Gestão Intercultural da Université d'Artois, França. O Mestrado possui um protocolo de mobilidade ERASMUS específico com a Hochschule Koblenz, Universidade de Ciências Aplicadas, RheinAhrCampus, Remagen, Alemanha.

O curso oferece estágios com a Incubitz - Consultoria e Empreendedorismo Empresarial, ACM - Alto Comissariado para as Migrações, a Associação Nacional de Mulheres Empresárias, o Grupo de Publicação Vida Económica, EDUCOACH - Educação e Inovação Social e vários outros parceiros europeus. Este Mestrado faz parte do RESMI - Rede de Ensino Superior para Mediação Intercultural e contribui para o projeto-consórcio liderado pelo P.PORTO The Route - Rotas de Turismo e Património. Os graduados poderão continuar os seus estudos em nível de doutoramento nas Universidades de Vigo, Salamanca e Santiago de Compostela, devido a protocolos assinados com essas prestigiadas universidades espanholas.

O público-alvo é formado por graduados de todas as escolas do P.PORTO, além de profissionais das áreas do património, artes, ciências da comunicação, ciências sociais e humanas, economia, planeamento, línguas, literaturas, marketing, administração, comércio internacional, instituições de administração local e central, relações públicas e internacionais, turismo, administração hoteleira; editores e livreiros; tradutores e intérpretes; gestores de projetos; mediadores socioculturais; funcionários de ONGs; professores, treinadores e mentores.

O Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios oferece um treino aprofundado focado no mundo dos negócios, a fim de desenvolver habilidades práticas, analíticas e críticas para uma comunicação eficaz entre culturas, a rentabilidade do conhecimento e o empreendedorismo no campo da cultura. O programa apresenta uma abordagem inovadora das ciências humanas, em sintonia com o mercado de trabalho empresarial, baseada numa abordagem interdisciplinar e na aplicação de novas tecnologias. Os diplomados serão capazes de compreender, usar e rentabilizar metodologias de análise de contexto e de medida de variáveis culturais em ambiente de negócios. O Mestrado capacitará profissionais capazes de desempenho autónomo, eficiente e integrado em contextos interculturais, capazes de incorporar iniciativas de compreensão entre culturas nas práticas de negócios, em consonância com os novos epicentros dos fluxos económicos e dos seus agentes.

Os resultados da aprendizagem a serem desenvolvidos pelos alunos incluem a compreensão da relação entre cultura, comunicação e o contexto socioeconómico e político no mundo dos negócios; avaliação, adaptação e (trans)criação de informações a serem comunicadas; aplicação de ferramentas multimédia; escolha e implementação de estratégias de negócios diferenciadas com base no conhecimento cultural não estandardizado; pesquisa e atuação em áreas culturalmente especializadas. Os graduados devem ser capazes de usar técnicas e conhecimentos interdisciplinares para facilitar a implementação de projetos internacionais; identificar e atender às necessidades de diferentes ambientes culturais; melhorar a comunicação entre as culturas empresariais e lidar com situações interculturais de maneira eficaz, alavancando a integração e o crescimento; desenvolver empreendimentos comerciais culturalmente conscientes e sustentáveis; conhecer os costumes locais, suas oportunidades e obstáculos para o ambiente empresarial global; realizar trabalhos científicos com uma base prática sólida, técnica, teórica e metodológica.

De acordo com uma política de trabalho independente, o Mestrado em Estudos Interculturais para Negócios vê o conhecimento da cultura como um campo lucrativo, indispensável a qualquer empresa, tanto como uma ferramenta e como um agente nos negócios e no crescimento económico. O estudo comparativo das culturas permite que os graduados se adaptem e se desenvolvam profissionalmente em diferentes contextos de trabalho. O Mestrado presta atenção especial às culturas pós-coloniais e aos fluxos atuais de centros de negócios e de tomada de decisões para a China, o Magrebe, o Médio Oriente, a Hispano-América e a Commonwealth, entre muitos outros. Este Mestrado articula estudos interculturais com economia, comunicação, política, história, gestão e artes da mídia, para criar um perfil profissional com crescente procura em negócios, publicação, comunicação, gestão cultural e organizações políticas e administrativas, em diferentes campos e instituições, dentro o contexto global.

As aulas são concentradas após o horário de trabalho durante 3 semestres + 1 dissertação/projeto/estágio. Embora o inglês seja o idioma de trabalho do curso, o componente linguístico NÃO está em avaliação (exceto em Língua e Cultura Árabe/Chinesa (Mandarim). Francês, espanhol e alemão serão utilizados nas respectivas UCs, com um nível de intensidade e proficiência a serem negociados com o grupo.

Contatos da diretora de Curso, Professora Clara Sarmento:

dir-curso.misb@iscap.ipp.pt e clarasarmento@gmail.com

Webpage: https://www.iscap.ipp.pt/cursos/mestrado/20000248

Facebook: MA in Intercultural Studies for Business

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 anos em
11/02/2016

Consultar relatórios em www.a3es.pt

222 - Línguas e literaturas estrangeiras
Número: R/A-Cr 9/2016
Data:
29/02/2016
N.º Despacho/Portaria: Despacho nº 4157/2016 (2ª Série)
Data:
22/03/2016
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Cultura Inglesa Para Negócios I 1º Semestre 6.0
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios I 1º Semestre 5.0
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios I 1º Semestre 5.0
Cultura e Desenvolvimento I 1º Semestre 6.0
Relações Económicas Interculturais 1º Semestre 8.0
Cultura e Desenvolvimento II 2º Semestre 6.0
Cultura Inglesa Para Negócios II 2º Semestre 6.0
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios II 2º Semestre 5.0
Empreendedorismo em Cultura 2º Semestre 8.0
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios II 2º Semestre 5.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Tecnologias de Comunicação Intercultural 1º Semestre 6.0
Língua e Cultura "chinesa (mandarim)/árabe Para Negócios III 1º Semestre 6.0
Cultura Inglesa Para Negócios III 1º Semestre 6.0
Metodologias de Investigação 1º Semestre 6.0
Cultura Francesa/alemã/espanhola Para Negócios III 1º Semestre 6.0
Dissertação/trabalho de Projecto/estágio Profissional 2º Semestre 30.0
  • Comunicação
  • Planeamento Cultural
  • Marketing e Publicidade
  • Gestão e Comércio Internacional
  • Orgãos de poder local e central
  • Relações públicas e internacionais
  • Turismo
  • Gestão turística e hoteleira
  • Edição e comércio livreiro
  • Tradução
  • Gestão de Projetos internacionais
  • Mediação sóciocultural
  • ONGs
  • Ensino, Coaching e Formação.

Podem concorrer os candidatos com as seguintes habilitações:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos

organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos

do grau de licenciado pelo conselho técnico-científico da escola onde pretendem ser admitidos;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando

capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho técnico-científico da escola onde pretendem ser admitidos;

e) Fluência escrita e oral (nível B2 no QECRL) em Inglês.

PROPINA: 
1.º Ano: 1500 euros/Ano
2.º Ano: 1500 euros/Ano

PAGAMENTO DE PROPINAS: Numa única prestação no ato da inscrição/matrícula ou em 10 prestações.