Entrada > Cursos > Licenciaturas > Licenciatura em Comunicação Empresarial (Pós-Laboral)

Licenciatura em Comunicação Empresarial (Pós-Laboral)

Na licenciatura em Comunicação Empresarial pretende-se formar futuros profissionais para exercerem funções ao nível estratégico e tático, promovendo o desenvolvimento das organizações e a eficácia da comunicação empresarial com os diversos públicos, internos e/ou externos.

Este curso pretende dotar os estudantes de/do:

- consciência sobre a importância da comunicação empresarial para a empresa, para o país e na comunidade em que atua, bem como para o bem estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos;

- capacidade multidisciplinar de análise crítica e de capacidade de resolução de problemas nas áreas científicas do curso, fundamentando uma argumentação própria;

- conhecimento sobre os conceitos, princípios, competências e técnicas necessárias para o exercício de atividades ao nível do marketing e da comunicação das organizações com o mercado, públicos e stakeholders;

- ferramentas capazes de fomentar o desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal e de comunicação e argumentação;

- capacidade para a escrita, interpretação, argumentação e negociação com os diversos meios internos e externos das organizações;

- conhecimentos na área de marketing, novas tendências, posições e alvos estratégicos, bem como na área da gestão da marca, relações públicas, publicidade e comunicação estratégica;

- princípios metodológicos de análise de dados e informação empresarial e do mercado, e de raciocínio analítico para dados do mercado, estudos sectoriais e dados na área da comunicação e media;

- conhecimentos e técnicas para o relacionamento com os media, comunicação social e de crise;

- aptidões para melhor gerirem as tendências na área do marketing digital e comunicação com base em ferramentas digitais;

- capacidade para o planeamento estratégico e para a implementação de projetos inovadores na área de conhecimento do curso.

 

Pós-Laboral
Acreditado por: 6 anos em
14/05/2020

Consultar relatórios em www.a3es.pt

342 - Marketing e publicidade
Número: R/A-Ef826/2011/AL02
Data:
14/05/2020
N.º Despacho/Portaria: Despacho nº 6028/2020 (2ª Série)
Data:
03/06/2020
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Introdução à Gestão 1º Semestre 6.0
Teoria da Comunicação 1º Semestre 6.0
Informática Aplicada à Comunicação Empresarial 1º Semestre 4.0
Métodos Quantitativos 1º Semestre 5.0
Inglês Empresarial I 1º Semestre 4.0
Ética e Deontologia da Comunicação 1º Semestre 2.0
Noções Fundamentais de Direito 1º Semestre 3.0
Metodologias de Investigação Aplicadas à Comunicação Empresarial 2º Semestre 4.0
Inglês Empresarial II 2º Semestre 4.0
Semiótica da Comunicação 2º Semestre 6.0
Fundamentos de Economia e Contabilidade 2º Semestre 4.0
Comunicação Estratégica 2º Semestre 4.0
Gestão das Organizações 2º Semestre 4.0
Fundamentos de Marketing 2º Semestre 4.0
2º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Ferramentas de Comunicação Digital 1º Semestre 4.0
Psicossociologia de Consumidor 1º Semestre 4.0
Comunicação Internacional Multimodal I 1º Semestre 4.0
Criatividade em Comunicação Empresarial 1º Semestre 4.0
Identidade, Imagem e Reputação 1º Semestre 4.0
Desenvolvimento de Conteúdos Gráficos e Digitais 1º Semestre 4.0
Retórica e Argumentação 1º Semestre 6.0
Comunicação Integrada de Marketing 2º Semestre 4.0
Comunicação Com Stakeholders 2º Semestre 4.0
Comunicação Internacional Multimodal II 2º Semestre 4.0
Comunicação Social e de Crise 2º Semestre 4.0
Estruturação do Discurso Empresarial 2º Semestre 6.0
Pesquisa e Análise de Mercados 2º Semestre 4.0
Fundamentos de Marketing Digital 2º Semestre 4.0
3º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Estratégia Empresarial 1º Semestre 6.0
Direito Comercial e da Publicidade 1º Semestre 3.0
Gestão e Ativação de Marca 1º Semestre 6.0
Gestão de Redes Sociais 1º Semestre 5.0
Oficina de Comunicação Empresarial 1º Semestre 5.0
Relações Públicas 1º Semestre 5.0
Gestão de Projetos Publicitários 2º Semestre 6.0
Tendências em Comunicação Empresarial 2º Semestre 4.0
Estágio/projeto/monografia - Projeto 2º Semestre 20.0
Estágio/projeto/monografia - Monografia 2º Semestre 20.0
Estágio/projeto/monografia - Estágio 2º Semestre 20.0
  • - Direção de agências de Comunicação;
  • - Direção de Comunicação Interna e externa;
  • - Gestor de marketing, marca e comunicação;
  • - Gestor de conteúdos e estratégia digital;
  • - Gestor de clientes/Account;
  • - Gestor da Relação com os Meios de Comunicação Social;
  • - Técnico de Relações Públicas;
  • - Assessor de Comunicação;
  • - Media planner;
  • - Consultor de Marketing e/ou Comunicação;
  • - Investigação, ensino e formação.

Uma das seguintes provas:

09 Geografia

11 História

18 Português

A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.mctes.pt