Licenciatura em Comércio Internacional
A licenciatura em Comércio Internacional tem como objetivos fundamentais assegurar a formação e preparação de profissionais com competências para atuar nas diferentes áreas funcionais das empresas e organizações.
A estrutura curricular da Licenciatura engloba um conjunto de conhecimentos técnicos e científicos (ao nível da gestão e organização, economia, marketing e vendas, direito) e instrumentos analíticos e de apoio à decisão (no âmbito das técnicas de comércio internacional, logística, estatística, tecnologias de informação e comunicação, comércio eletrónico) de forma a assegurar os seguintes objetivos:
- habilitar para a gestão e análise das operações do Comércio Internacional;
- desenvolver capacidades ao nível da definição e implementação de estratégias no âmbito dos processos de internacionalização;
- conhecer e analisar criticamente os sistemas económicos, os processos de integração internacional e as dinâmicas geoeconómicas;
- desenvolver competências ao nível da definição e implementação de estratégias de gestão do produto, marketing e vendas;
- conhecer e compreender as questões e procedimentos jurídicos nacionais, europeus e internacionais;
- desenvolver e aplicar técnicas de gestão de operações logísticas e transitárias;
- utilizar e aplicar as tecnologias na gestão de informação e do comércio eletrónico.
A vantagem competitiva e diferenciadora da licenciatura em Comércio Internacional é a sua abrangência multidisciplinar, conferindo aos futuros graduados competências e conhecimentos para atuar e dar resposta aos desafios decorrentes do mercado global, competitivo e em constante mudança.
1º Ano | ||
---|---|---|
Unidade curricular | Período | ECTS |
Técnicas de Comércio Internacional I | 1º Semestre | 5.0 |
Economia da Empresa | 1º Semestre | 6.0 |
Opção I - Inglês de Negócios I | 1º Semestre | 3.0 |
Opção I - Francês de Negócios I | 1º Semestre | 3.0 |
Desenvolvimento Web | 1º Semestre | 4.0 |
Noções Jurídicas Fundamentais | 1º Semestre | 3.0 |
Matemática de Ciências Empresariais I | 1º Semestre | 4.0 |
Organização e Gestão de Empresas | 1º Semestre | 5.0 |
Opção II - Inglês de Negócios II | 2º Semestre | 3.0 |
Opção II - Francês de Negócios II | 2º Semestre | 3.0 |
Direito Comercial e da Propriedade Industrial | 2º Semestre | 3.0 |
Economia Portuguesa e Europeia | 2º Semestre | 6.0 |
Matemática de Ciências Empresariais II | 2º Semestre | 4.0 |
Comportamento Organizacional | 2º Semestre | 3.0 |
Fundamentos de Macroeconomia | 2º Semestre | 6.0 |
Técnicas de Comércio Internacional II | 2º Semestre | 5.0 |
2º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Sistemas de Informação e Tecnologias Aplicadas | 1º Semestre | 4.0 |
Marketing | 1º Semestre | 5.0 |
Opção III - Inglês de Negócios III | 1º Semestre | 3.0 |
Opção III - Francês de Negócios III | 1º Semestre | 3.0 |
Opção IV - Elementos de Contabilidade Financeira | 1º Semestre | 4.0 |
Opção IV - Contabilidade de Gestão | 1º Semestre | 4.0 |
Economia Internacional | 1º Semestre | 6.0 |
Gestão da Qualidade | 1º Semestre | 4.0 |
Direito Internacional Económico | 1º Semestre | 4.0 |
Metodologias de Investigação Aplicadas à Economia e Gestão | 2º Semestre | 4.0 |
Ambiente de Negócio Global | 2º Semestre | 6.0 |
Estatística | 2º Semestre | 6.0 |
Direito Fiscal e Aduaneiro | 2º Semestre | 6.0 |
Opção V - Francês de Negócios IV | 2º Semestre | 3.0 |
Opção V - Inglês de Negócios IV | 2º Semestre | 3.0 |
Logística Internacional | 2º Semestre | 5.0 |
3º Ano | ||
Unidade curricular | Período | ECTS |
Economia e Cálculo Financeiro | 1º Semestre | 6.0 |
Opção VI - Espanhol Aplicado Ao Comércio | 1º Semestre | 3.0 |
Opção VI - Inglês Aplicado Ao Comércio | 1º Semestre | 3.0 |
Planeamento e Controlo de Gestão | 1º Semestre | 4.0 |
Marketing Internacional | 1º Semestre | 5.0 |
Opção VII - Gestão das Operações | 1º Semestre | 4.0 |
Opção VII - Gestão e Desenvolvimento da Marca | 1º Semestre | 4.0 |
Comércio Electrónico | 1º Semestre | 4.0 |
Marketing do Ponto de Venda | 1º Semestre | 4.0 |
Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | 2º Semestre | 5.0 |
Gestão e Análise de Projetos de Investimento | 2º Semestre | 4.0 |
Gestão de Vendas e Negociação Internacional | 2º Semestre | 5.0 |
Seleção e Avaliação de Mercados Externos | 2º Semestre | 6.0 |
Opção Viii - Estágio | 2º Semestre | 10.0 |
Opção Viii - Projeto | 2º Semestre | 10.0 |
Opção Viii - Monografia | 2º Semestre | 10.0 |
- As saídas profissionais da Licenciatura em Comércio Internacional são:
- - Gestão de vendas e equipas de vendas;
- - Gestão de departamentos comerciais e de mercados internacionais;
- - Técnico de alfândegas;
- - Acesso à profissão de Despachante Oficial;
- - Técnico superior para instituições e entidades públicas e privadas (Câmaras de Comércio, Associações Industriais, Comerciais e Empresariais, outros);
- - Técnico comercial/vendas;
- - Consultor nos serviços associados à atuação internacional;
- - Gestão de atividades logísticas e transitárias.
PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas:
- (cód. 04) Economia ou
- (cód. 16) Matemática ou
- (cód. 18) Português
A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - http://www.dges.mctes.pt