Entrada > Cursos > Especializações > Gestão de Bibliotecas Escolares

Gestão de Bibliotecas Escolares

O Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares é uma formação direcionada para a gestão de serviços de informação integrados num contexto educacional, exemplos desses serviços são aquilo que vulgarmente se designa por Centro de Recursos Educativos (CRC) ou Bibliotecas Escolares (BE).

O curso engloba conhecimentos e competências de três áreas: a Ciência da Informação, as Ciências da Educação e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Só assim é possível formar pessoas capazes de gerir a informação num contexto tão diversificado como é o escolar, onde as idades do público-alvo, bem como as suas necessidades e interesses são muito diferentes e onde cada disciplina escolar apresenta os seus próprios desafios.

Em consonância com o definido no Despacho conjunto n.º 198/99, de 3 de março, onde são apontadas as competências dos titulares de formação especializada na área da Comunicação Educacional e da Gestão da Informação no âmbito dos Centros de Recursos Educativos, e da Portaria 756/2009, de 14 de julho, que estabelece o conteúdo funcional do Professor Bibliotecário, o Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares promove a aquisição das competências gerais e específicas a seguir elencadas.

Objetivos gerais:

• Alinhar a estratégia da biblioteca escolar com o projeto educativo da escola, envolvendo todos os seus atores.

• Dinamizar e colaborar em procedimentos de inovação educacional, ao nível da aprendizagem e da inclusão social.

• Definir um plano de desenvolvimento de coleções, recursos e de serviços da biblioteca escolar, atendendo às necessidades de informação da comunidade escolar e às condições de aprendizagem.

• Desenvolver projetos de trabalho colaborativo, cooperativo com outras bibliotecas, outras escolas ou outras entidades locais.

• Promover o papel do professor-bibliotecário como agente de mudança e melhoria no contexto escolar.

Objetivos específicos:

• Colaborar com os professores e os encarregados de educação no sentido de apoiar as necessidades informacionais dos alunos.

• Gerir recursos informacionais, utilizando métodos e técnicas de seleção, avaliação e de tratamento da informação.

• Promover a utilização dos recursos informacionais da biblioteca para fins curriculares e extracurriculares da escola ou do agrupamento de escolas.

• Utilizar as aplicações Web 2.0 para tornar acessível e difundir informação e como ferramenta de comunicação organizacional da biblioteca escolar.

• Elaborar e realizar um diagnóstico completo do sistema de informação, propor soluções originais e adaptadas ou um plano estratégico de reorganização.

• Promover o estudo dos usos da informação na biblioteca escolar, de maneira a definir e implementar programas de formação de utilizadores orientados para as competências informacionais.

• Aplicar técnicas de pesquisa e seleção da informação adequadas às necessidades dos atores educacionais.

• Elaborar, desenvolver e avaliar a implementação de um projeto no âmbito da biblioteca, envolvendo a comunidade escolar.

Regime

Regime pós-laboral.

As aulas decorrerão em blocos de 4 horas (sexta-feira 18h30 -23h00 contemplando 30 min. para jantar; sábado 09h30-13h30) podendo haver necessidade de decorrerem aos sábados, durante o período da tarde.

Duração

1 ano letivo, com 284h que incluem as horas de contacto e de trabalho autónomo.

Público-alvo

São destinatários do Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares os Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Educadores de infância que desempenhem ou pretendam desempenhar funções no âmbito das bibliotecas escolares. Bacharéis ou licenciados em qualquer área que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos para o exercício de funções no âmbito das bibliotecas escolares.

O Curso de Especialização Pós-Graduada em Bibliotecas Escolares destina-se preferencialmente a candidatos que estejam qualificados profissionalmente para a docência ou que tenham prática de ensino.

Organização e Funcionamento

O curso decorre nas instalações do ISCAP, em horário pós-laboral.

Os materiais de apoio e de consulta distribuídos nas aulas serão, sempre que possível, disponibilizados online, nas páginas Web das unidades curriculares do curso.

 

Pós-Laboral
1º Ano
Unidade curricular Período ECTS
Psicologia Educacional 1º Semestre
Gestão da Biblioteca Escolar 1º Semestre
Organização da Informação na Biblioteca Escolar 1º Semestre
Tecnologias para a Gestão da Biblioteca Escolar 1º Semestre
Práticas Informacionais de Crianças e Jovens 1º Semestre
Leitura e Literatura Infantil e Juvenil 1º Semestre
Recursos de Informação para a Biblioteca Escolar 1º Semestre
Gestão de Projeto em Serviços de Informação 1º Semestre
Aplicações e Práticas Web 2.0 na Biblioteca Escolar 1º Semestre
Comunicação e Promoção da Biblioteca Escolar 1º Semestre

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponível  AQUI .

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail:  gpgrad@iscap.ipp.pt

• Currículo profissional e académico do candidato, segundo o modelo europeu, disponível  AQUI , acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académicas, profissional, científica e de formação contínua;

• Cópia do Cartão do Cidadão e do Cartão de Contribuinte (ou equivalentes legais);

• Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).*

 

O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.

* A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

   

Valor da propina:

€1120

• Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

• No caso de os formandos serem alunos ou antigos alunos do ISCAP ou optarem pelo pronto pagamento beneficiam de um desconto de 10% sobre o valor da propina (estes descontos não são acumuláveis).

Estas informações não dispensam a consulta do Edital relativo ao concurso de acesso aos cursos de Pós-graduação/Especialização.

 

Comissão Científica:
Professora Milena Carvalho
Professora Susana Martins