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Cartão P.PORTO

O Cartão P.PORTO decorre de uma parceria entre o Politécnico do Porto e o Banco Santander Totta.

Destina-se a todos os membros da comunidade académica do P.PORTO (estudantes, docentes ou investigadores, não docentes), à exceção do Instituto Superior de Engenharia do Porto, que realiza a gestão autónoma dos seus cartões.

Trata-se de um cartão inteligente que inclui tecnologias de contacto e sem contacto que permitem reunir num só cartão várias funcionalidades, a saber:

  • Identificação como membro da comunidade académica do P.PORTO;
  • Aceder a serviços internos existentes nas várias Escolas ou Unidades Orgânicas (UO), como identificação de utente das cantinas, aceder aos serviços das bibliotecas, aceder ao parque de estacionamento, entre outros;
  • Aceder a outros serviços disponibilizados por entidades terceiras no âmbito das parcerias estabelecidas com o P.PORTO.

 

Emissão do Cartão

Para a emissão do cartão P.PORTO é necessário o acesso à página Cartão P.PORTO no portal institucional DOMUS (aceder ao menu: Pessoal | Cartão P.PORTO | Gestão Cartão P.PORTO) e verificar aí o cumprimento dos critérios para a emissão do cartão:

  • Fotografia Validada - submissão normalmente no momento da matrícula de fotografia pessoal válida. No caso deste critério não estar validado, na própria página do Cartão P.PORTO poderá submeter a fotografia pessoal.
  • Prestar o consentimento à transmissão dos dados pessoais, estritamente os necessários, à entidade bancária - no caso de ainda não ter sido prestado, este consentimento é feito na página do Cartão P.PORTO, área de “AUTORIZAÇÃO DE PROTEÇÃO DE DADOS”.
  • Contrato – Critério que se aplica caso seja docente ou funcionário e que define se os dados do contrato foram validados. No caso deste critério não estar validado, o docente ou funcionário deverá contactar os recursos humanos da sua Escola ou UO para validação da data do contrato, quer esta seja por tempo indeterminado ou a termo certo.

A página do Cartão P.PORTO permite também, através de um botão para o efeito, pedir a Reemissão do cartão no caso de perca, ou a Renovação do cartão no caso de este estar caducado ou próximo de ficar caducado.

 

Levantamento do Cartão P.PORTO

Deverá dirigir-se aos serviços académicos da sua Escola no caso de ser estudante, ou aos recursos humanos da sua Escola ou UO no caso de ser docente ou funcionário.

 

Cartão Bancário

O utente também terá oportunidade de, se assim o desejar, aderir ao cartão bancário e beneficiar de condições especiais oferecidas pelo banco Santander. O cartão bancário é enviado pelo Santander para a morada do utente.

O estudante terá a oportunidade de aderir ao cartão bancário logo no momento da matrícula. Caso não o faça no momento de matrícula o estudante poderá aderir (Santander-Conta-Stream) em qualquer altura deslocando-se ou contactando o balcão ou quiosque Santander próximo da sua escola.

O docente ou funcionário terá a oportunidade de aderir ao cartão bancário em qualquer altura de forma online (Santander-Conta-Mundo-123) ou deslocando-se ou contactando o balcão ou quiosque Santander próximo da sua escola ou UO.

 

Perda, extravio ou roubo do Cartão P.PORTO

Estudante: deve dar conhecimento da situação através dos Serviços Académicos da sua Escola indicando o nome e número de estudante.

Funcionário/docente: deve dar conhecimento da situação através do gabinete de recursos humanos da sua UO.

De igual modo, deve proceder ao cancelamento de todos os serviços presentes no Cartão P.PORTO junto das respetivas entidades gestoras (cancelar permissões).

Cancelamento do cartão bancário: Superlinha Banco Santander - 707 21 24 24 ou +351 217 80 73 64 (no estrangeiro).

 

Informações úteis

A informação pessoal relativa à comunidade universitária cedida pelo P.PORTO é confidencial e não será utilizada para outro fim que não o da emissão do cartão.

No cartão P.PORTO podem ser visualizados determinados elementos que permitem identificar o utilizador como a Fotografia, Nome, Tipo (estudante, docente, funcionário), Nome da Escola ou Unidade Orgânica, e Número de estudante / Número mecanográfico (docente ou funcionário).

A validade do Cartão P.PORTO, no caso dos estudantes, corresponde à duração do seu ciclo de estudos. No caso dos docentes ou Funcionários com contrato de tempo indeterminado a validade do cartão é de 10 anos e no caso de contrato a termo certo a validade do cartão corresponde à data de termo do contrato.

 

Quiosque ISCAP
Rua Professor Jaime Lopes Amorim 4465-111 São Mamede de Infesta.
Tel.: 229 066 160 / 225 081 320, Email: viladoconde@santander.pt.

 O horário de funcionamento do Quiosque Santander no ISCAP é: