Smaller Default Larger

# Curso Data de Início Data de Conclusão Preço
1 Marketing Pessoal Qua., 15 março 2017 Qua., 15 março 2017 53 EUR

Formador Responsável: Prof. Marco Lamas
2 Como Fazer Acontecer a Notícia em 3 passos Seg., 15 maio 2017 Seg., 15 maio 2017 53 EUR

Formador Responsável: Prof. Ana Sofia Gomes
3 Curso de Certificação - Entrevistas Baseadas em Competências (3ª edição) Qui., 22 junho 2017 Qui., 06 julho 2017 245 EUR - Público Geral

14 horas presenciais

09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Dias 22 de junho e 6 de julho de 2017

• Contextualizar a entrevista;
  • Identificar competências;
  • Conhecer os princípios básicos para elaborar ‘Perguntas Abertas Baseadas em Competências’;
  • Usar perguntas com alinhamento para recolha de dados;
  • Saber usar os aspetos práticos da entrevista;
  • Saber aplicar as linhas de orientação para entrevistas;
  • Avaliar informações recolhidas numa EBC e incorpora-las numa decisão.

Caracterização das EBC

As EBC usam uma abordagem estruturada para aferirem informação relevante acerca das pessoas entrevistadas, de modo a suportar uma decisão acerca da capacidade do candidato. Para tal, a EBC concentra-se na obtenção de exemplos de comportamento que sejam relevantes mediante os requisitos de uma determinada função ou objetivo. O entrevistador pode, então, classificar tais exemplos de acordo com competências pré-determinadas e usar essa informação para prever o desempenho futuro do indivíduo.

O objetivo da EBC é determinar até que ponto alguém demonstra possuir determinadas competências através dos comportamentos que manifesta.

Vantagens das EBC

Classificação de comportamentos - Os entrevistadores são instruídos no sentido de fazerem perguntas de teor comportamental e de darem seguimento, com base nas respostas, até que o comportamento em causa seja clarificado.

Avaliação face a um referencial - As avaliações numa EBC são sempre feitas tendo em conta um parâmetro definido para cada competência, e não tendo em conta outros candidatos.

Diminuição do impacto dos preconceitos - O impacto dos preconceitos e estereótipos é atenuado graças à ênfase colocada na recolha e transmissão de comportamentos relativos a cada competência.

Uso conjunto com outros métodos - A EBC pode ser usada em conjugação com quaisquer outros mecanismos de avaliação, tais como simulações comportamentais.

Aplicações Profissionais

• Entrevistas de seleção;
  • Avaliação para promoção;
  • Avaliação para apoio à Gestão de Carreiras.

Destinatários

• Profissionais com experiência em RH e gestão de pessoas;
  • Profissionais especializados na área de RH que pretendam adquirir competências em EBC.

Pré-requisitos para a obtenção da Certificação

Frequência do curso e comprovar de um dos seguintes aspetos curriculares*:

• Experiência profissional em realização de entrevistas de avaliação de pessoas no âmbito do recrutamento e seleção, orientação vocacional e de carreira;
  • Certificação em Coaching;
  • Formação superior e/ou pós-graduada em Recursos Humanos, Psicologia ou similar, incluindo estudantes de licenciatura a partir do 2º ano de curso.

* Pode entregar durante a frequência do curso

Conteúdos Programáticos

MódulosDuraçãoFormadora

Desenvolvimento EBC:

• Contextualizar a entrevista;
  • Identificar competências;
  • Princípios básicos para elaborar ‘Perguntas Abertas Baseadas em Competências’;
  • Usar perguntas com alinhamento para recolha de dados;
7 horas Dra. Filipa Pires

Realização da EBC:

• Aspetos práticos da entrevista;
  • Linhas de orientação para entrevistas;
  • Avaliar informações recolhidas numa EBC e incorpora-las numa decisão.
7 horas Dra. Alexandra Pinto

Métodos Pedagógicos

Metodologia eminentemente ativa, que inclui a construção da EBC e a realização de práticas simuladas.

Formadores Responsáveis

15Icon-user Dra. Filipa Pires

15Icon-user Dra. Alexandra Pinto

Efetuar Inscrição