Smaller Default Larger

Formadores


 
NOME INSTITUIÇÃO
59Adalmiro Pereira.png Prof. Adalmiro Pereira ISCAP
Adalmiro Andrade Pereira, Docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na área de Gestão Financeira e Contabilidade. Doutor em Gestão pela Universidade Portucalense, Mestre em Finanças pela Faculdade de Economia do Porto e Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica. Economista e Técnico Oficial de Contas. Orientador de várias dissertações na área das Finanças e autor e co-autor de publicações sobretudo no estudo do Risco de Crédito Bancário. 
5foto_337.png Prof. Agostinho Sousa Pinto ISCAP
Agostinho de Sousa Pinto, nasceu a 21 de Junho de 1963, vive no Porto e é casado. É Doutorado em Engenharia de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Professor Especialista em Informática, Mestre e Licenciado em Sistemas de Informação. É professor no ISCAP onde leciona diversas Unidades Curriculares da área de Sistemas de Informação, presta ainda serviços de Formação e Consultoria. Ao longo da sua vida profissional, foi Diretor e Gestor de Unidades de Negócio de Sistemas de Informação a nível nacional e internacional. No ISCAP é Professor Coordenador do ANO ZERO, é Presidente da Mesa da Assembleia do CEISE, é membro do GAMC - Gabinete de Avaliação e Melhoria Contínua  e membro da Comissão de Horários. É investigador na área da Gestão do Conhecimento Organizacional e Serviços Partilhados. Enquanto cidadão Interessa-se, entre outros temas, por política e religião.
0Aida Presa.png Prof. Aida Presa
Licenciada em Informática de Gestão – Universidade do Minho. Pós-Graduada em Sistemas de Informação – Universidade do Minho. Ex-Analista em Desenvolvimento no sector bancário na CPCis. Ex-Analista em Gestão Documental na Novabase. Ex-Consultor em Dynamics NAV na myPartner. Atualmente Arquiteto de Soluções e Gestor de Projeto em Dynamics CRM na myPartner. Atualmente Coordenador de Equipa na myPartner.
40alexalb.png Prof. Alexandra Albuquerque ISCAP
Professora do ensino superior desde 1999 e doutora em Linguística pela Universidade Nova de Lisboa. Lecionou já várias áreas curriculares: Inglês, Alemão, Inglês e Alemão para fins específicos e, nos últimos anos, tem centrado a sua atividade docente na Tradução Assistida por Computador e na Localização. Representante nacional da SPACE - European Network For Business Studies and Languages e presidente do Comité de Mobilidade da SPACE, desde Junho de 2010. Membro de várias comissões organizadoras de encontros nacionais e internacionais e formadora nas OT 2003, 2005, 2007 e 2009 (Oficinas de Tradução bienais). Membro da Comissão Editorial da revista "Current Trends in Translation Teaching and Learning", editada por Mike Garant e Larry Walker e publicada pelo Departamento de Tradução da Universidade de Helsínquia. Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais do ISCAP-IPP desde 2009 e presidente da APCOMTEC – Associação Portuguesa para a Comunicação Técnica.  
17foto Ana Bandeira_png.png Prof. Ana Maria Bandeira ISCAP
Ana Maria Alves Bandeira, Professora no ISCAP desde 1999, tem leccionado várias unidades curriculares da área da Contabilidade Financeira, bem como Metodologias de Investigação e Ética e Deontologia. É directora da Licenciatura em contabilidade e Administração e do Mestrado em Contabilidade e Finanças desde 2010. Doutorada, desde 2009, em Contabilidade e Economia Financeira. Publicou diversos artigos em publicações periódicas internacionais e actas de conferências. Os interesses de investigação incluem a Economia Social, seu enquadramento contabilístico e respectivo relato financeiro, Ética e Deontologia e a História da Contabilidade em Portugal. 
62AnaPaulaLopes.png Prof. Ana Paula Lopes ISCAP
2006 Doutoramento em Matemática na Universidade Portucalense. 2001 Mestrado em Matemática/Educação na Universidade Portucalense. 1995 Licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Docente da Área Científica de Matemática do ISCAP, desde 1 de Novembro de 2000. Participação em diversos júris de mestrado e exames. Orientação e co-orientação de teses de mestrado. Autora e co-autora de diversos trabalhos publicados, com especial destaque nas áreas de Matemática, Aplicação de Novas Tecnologias na Educação e Modelos de Decisão. Apresentação de várias comunicações em Conferências Internacionais e Nacionais. 
93analima_v2.png Prof. Ana Pinto de Lima ISCAP
Professora de Marketing no ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, desde 2007 e possui Doutoramento em Gestão de Marketing pelo ISCTE. As suas áreas de interesse e investigação estão relacionadas com a gestão de marcas, comunidades de marca, relacionamento com o cliente e vendas. Ana Pinto de Lima tem ainda colaborado como formadora e consultora nas áreas de marketing e gestão comercial.
72AnaGomes.png Prof. Ana Sofia Gomes
Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade do Minho, e pós-graduada em Marketing, no IPAM. Assessora de imprensa há 15 anos. Em 2000 fundou a COMUNICARTE: agência que conta com mais de 3 mil press-releases divulgados, 100 mil notícias publicadas de clientes, organização de cerca de 250 encontros com jornalistas. Destaca-se no seu curriculum a gestão de marcas como a ALDO, Associação Nacional de Professores, Grupo CASAIS, Grupótico, Monte Prado Hotel &SPA, Shopping Cidade do Porto, entre outras. É a mentora da NICA, a primeira assessora de imprensa virtual que gere a sala de imprensa da COMUNICARTE no Facebook. Coordenadora do livro Web Trends -10 cases made in Web 2.0 (Comunicarte Publishing).  Formadora e professora nas áreas Branding, Comunicação Mediática, Comunicação Empresarial, Empreendedorimo, Motivação e Marca Pessoal - tem assumido workshops e aulas abertas em diversas instituições: ANJE, ISVOUGA, INWEB, SHOPPING CIDADE DO PORTO, UNIVERSIDADE MINHO.
Prof. Ana Terra
Ana Lúcia Terra é doutorada em Ciências Documentais (2009) e Professora Adjunta do Instituto Politécnico do Porto (desde 2002) em cursos da área da Ciência da Informação. Colabora na PG em Gestão de Bibliotecas Escolares, de que foi mentora, desde o seu início em 2011. Tem lecionado o módulo de Práticas Informacionais de Crianças e Jovens, desenvolvendo de forma regular pesquisa relevante na área, nomeadamente quanto ao comportamento informacional de crianças e jovens na biblioteca escolar, à avaliação da credibilidade da informação por parte deste grupo de utilizadores e mais genericamente sobre as suas competências de literacia da informação. Sobre estas temáticas tem publicado artigos científicos, capítulos de livros e proferido comunicações em eventos nacionais e internacionais.
25foto_229.png Prof. Anabela Mesquita ISCAP
Anabela Mesquita Teixeira Sarmento, Professora no ISCAP desde 1990, leccionando unidades curriculares relacionadas com Comunicação Organizacional e de Marketing, bem como Metodologias de Investigação. É Vice-Presidente da Escola desde 2010. Membro do Centro de Investigação Algoritmi da Universidade do Minho. Doutorada, desde 2002, em Gestão de Sistemas de Informação. Os seus interesses de investigação incluem Gestão da Inovação e do Conhecimento, Impacto dos Sistemas de Informação nas Organizações, Aprendizagem ao Longo da Vida e e-Learning. Participou em diversos projectos de investigação, quer como investigadora, quer como coordenadora. Publicou artigos em publicações periódicas internacionais e actas de conferências. Membro da Comissão de Programa de diversas conferências nacionais e internacionais. Membro da Comissão Editorial e refere para a IGI Global. Editor Associado do Information Resources Management Journal e Editor Chefe do International Journal of Technology and Human Interaction. Referee no Journal of Cases of Information Technology. Avaliadora e revisora de projectos na Comissão Europeia. 
Prof. Anabela Novais
Licenciada em Gestão do Património e pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação. Exerce a sua atividade principal na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto como Responsável da Biblioteca. É docente, desde o seu início, na Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares e já lecionou também na Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação e no Curso Técnico de Informação–BAD/Bibliotecas e Serviços de Documentação.
37aabreu.png Prof. António Abreu ISCAP
Doutorando na área de Informática na Universidade de Vigo, Mestre em Informática de gestão e licenciado em informática-matemáticas aplicadas. É autor de vários livros na área das tecnologias e Base de Dados. Sócio Gerente da empresa FuturSoft, desenvolvimento de software, Lda., com o cargo de analista de sistemas de informação. A sua experiencia na gestão e na informática é partilhada na unidade de Inovação e Tecnologia Organizacional (ITO) da pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial (b-learning). 
5524Icon-user.png Prof. António Barros ISCAP
74AntonioOliveira.png Prof. António Moura de Oliveira Formador externo
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa Pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Docente – Módulo IVA – do Curso de Pós-graduação em Direito Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade do Porto Comentador/anotador Código do IVA – Lexit (lexit.pt) Tese publicada no sitio da FDUP/CIJE – “Imposto sobre o Valor Acrescentado – um imposto neutro”  
57Antonio Pedrosa.png Prof. António Pedrosa ISCAP
33arminda.png Prof. Arminda Sequeira ISCAP
Licenciatura em Secretariado de Gestão pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Monografia de Licenciatura «Desafios à Liderança em Organizações Flexíveis». Mestrado em Relações Económicas e Sociais Internacionais, especialidade de Gestão Internacional, pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Dissertação de mestrado «A imagem da CV e AMI em Portugal - A perspectiva dos alunos de uma escola do ensino superior politécnico». Doutoranda em Comunicação Estratégica e Organizacional no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Investigadora do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade do ICS-Universidade do Minho. Autora do livro - «Correspondência em Português - Comunique de Forma Eficiente» (2006),Porto Editora) e co-autora do livro - «Organização e Técnicas Empresariais» (2006), publicado pela editora Politema do Instituto Politécnico do Porto  
0Armindo Macedo.png Prof. Armindo Macedo ISCAP
Doutorado em Gestão pela Universidade Portucalense, Mestre em Contabilidade e Administração pela Universidade do Minho, Licenciado em Controlo Financeiro e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Ingressou no ISCAP em Abril de 1997, onde tem lecionado várias disciplinas da Licenciatura em Contabilidade e Administração e do Mestrado em Contabilidade e Finanças, tais como: Contabilidade dos Seguros, Contabilidade Sectoriais I, Economia I e II, Contabilidade Financeira I e II, Seguros e sua Contabilidade, Ética e Deontologia, Aplicações Sectoriais de Contabilidade, Contabilidade Geral, Contabilidade Financeira, Contabilidade das Instituições Públicas e Metodologias de Investigação. Formador do Centro de Formação de Seguros da Associação Portuguesa de Seguradores (CEFOS) onde realizou os seguintes cursos: CURSO INTENSIVO DE CONTABILIDADE DOS SEGUROS (F.S.E.) – 1989; CURSO INTENSIVO CONTABILIDADE DE SEGUROS (QUADROS DAS COMPANHIAS) – 1990.
27Jose Campos Amorim.png Prof. Campos Amorim ISCAP
Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Evry em França, Professor Coordenador de Direito Fiscal no ISCAP, membro do Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CECEJ).
Prof. Cândida Silva
Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática, Mestre em Engenharia Industrial, ramo de Logística e Distribuição e Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. É docente do Departamento de Informática na ESEIG-IPP desde 2005. É investigadora do Centro de Investigação Algoritmi, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, nas áreas dos sistemas de informação e tecnologias, inovação organizacional, crowdsourcing, gestão de conhecimento, onde tem mais de trinta artigos e comunicações científicas.
78Carina Cerqueira_png.png Prof. Carina Cerqueira
Licenciada em Tradução e Interpretação Especializada (Inglês – Alemão) pelo ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto). Mestre em Tradução e Interpretação Especializada (Inglês – Alemão) pelo ISCAP. Mestre em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo (Espanha). Actualmente desenvolve a tese de Doutoramento em Tradução e Paratradução na Universidade de Vigo (Espanha). Integra, como Junior Researcher o CEI (Centro de Estudos Interculturais) do ISCAP. Professora em Regime de Assistente Convidada da área científica de Línguas do ISCAP (2010/2011; 2012/2013) e do ISEP (2011). Tradutora freelance. 
779Icon-user.png Prof. Carla Mourão Alves
0Carlos Adriano.png Prof. Carlos Adriano Gonçalves
Doutorando em Sistemas Inteligentes e adaptaveis na Universidade de Vigo, Mestre em Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Desempenha atualmente funções de Arquitecto Corporativo na equipa de Arquitectura da ISI/Sonae, Consultor/Engenheiro Sénior na Altran e docente na licenciatura em Engenharia Informática do ISEP/IPP. É membro de Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD/INESCTEC). Desenvolve investigação na área de Machine Learning/Text e Data Mining onde tem diversos artigos publicados. 
Prof. Carlos Antunes Vicente
Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Reverificador Assessor da Carreira Técnica Superior Aduaneira, do quadro da Autoridade Tributária Aduaneira. Coordenador dos Procedimentos Fiscais da Alfândega de Leixões.
13CarlosMartins.png Prof. Carlos Martins ISCAP
Doutor em Gestão e Titulo de Especialista em Contabilidade. Docente no ensino superior, formador, consultor e Técnico Oficial de Contas.  
58Carlos Mota.png Prof. Carlos Mota ISCAP
Licenciado em Economia, Mestre em Finanças e Doutorado em Gestão. Professor Adjunto da área científica de Gestão, grupo de disciplinas de Gestão Financeira no ISCAP. Foi professor na Universidade Portucalense. Foi Director, Administrador e membro de Conselhos Fiscais de diversas empresas: BPSM, BNP/PARIBAS, BIC/BES, BPN, CIMENTA, Procapital, Serviços Municipalizados de Gondomar, etc. Tem sido formador em cursos promovidos pelo CEISCAP.
0Carlos Soares.png Prof. Carlos Soares
Carlos Soares licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, obteve o mestrado em Inteligência Artificial e o doutoramento em Ciência de Computadores pela Universidade do Porto. Depois de 15 anos na Faculdade de Economia, é agora Professor Associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Também leciona na PBS (Porto Business School, ex-EGP-UPBS) e é supervisor de pós-graduação na Universidade de São Paulo, São Carlos, no Brasil. É investigador do INESC TEC, com interesses em Data Mining, Business Intelligence e Computação Evolutiva e já participou de mais de 20 projetos nacionais e internacionais de I&DI, bem como projetos de consultadoria. As suas colaborações com empresas incluem WeDo, CreativeSystems, Bivolino, PalcoPrincipal e Alert. Publicou / editou vários livros e mais de 50 artigos em revistas e conferências com processos de grandes editoras, das quais mais de 40 são indexados pelo ISI. Participou na organização de vários eventos, incluindo o KDD 2009 e o ECML PKDD 2012 e vai ser um dos Programme Chairs do ECML PKDD 2015. Em 2009, recebeu o Prémio de Mérito Científico e de Excelência da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. 
22celiatalma-png.png Prof. Célia Talma Gonçalves ISCAP
Doutorada em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Mestre em Inteligência Artificial e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciada em Matemáticas Aplicadas Ramo Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desempenha atualmente funções de docente, na área científica de informática, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/IPP. É membro de Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC). Desenvolve investigação na área de Machine Learning/Text e Data Mining onde tem diversos artigos publicados. Tem artigos publicados também na área do e-learning. 
19celia.png Prof. Célia Tavares ISCAP
É doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo e Mestre em Multimédia em Educação (pré-bolonha) pela Universidade de Aveiro. Membro da equipa do GAIE – Gabinete de Apoio à Inovação em Educação e do CICE – Centro de Investigação em Comunicação e Educação, do ISCAP. Exerce a sua atividade profissional como membro do GAIE- Gabinete de Apoio à Inovação em Educação e como docente na área do inglês para fins específicos, no ISCAP.
0foto celina fernandes_png.png Prof. Celina Fernandes
Celina Fernandes, nasceu a 16 de fevereiro de 1977 em França, onde estudou até os seus 13 anos de idade. Veio para Portugal em 1990 e continuou os estudos. Entrou na Universidade do Minho, onde tirou a Licenciatura em Ensino de Português-Francês. Atualmente vive em Vila Nova de Famalicão.
0cc.png Prof. Clara Cunha ISCAP
Mestrado em Linguística e é atualmente aluna de Doutoramento na mesma área na Universidade Nova de Lisboa, encontrando-se a preparar a sua tese intitulada “A configuração linguística do agir institucional em sítios web”. É membro do Centro de Investigação em Comunicação do ISCAP (CICE) bem como da equipa do projeto PreTexto do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). É assistente no ISCAP onde tem lecionado diferentes unidades curriculares ligadas à sua experiência profissional anterior e áreas de formação/investigação, nomeadamente Linguística Portuguesa, Análise do Discurso, Comunicação em Português Técnico, Português como Língua Estrangeira, Tradução e Interpretação em Inglês e Inglês para fins específicos. 
11Icon-user.png Prof. Cláudia Maria Ferreira Pereira ISCAP
Doutora em Ciências Empresariais, especialização em Contabilidade e Controlo de Gestão pela Faculdade de Economia do Porto, docente de Contabilidade Financeira e Contabilidade Internacional, membro do Conselho Técnico Científico e Conselho Pedagógico. 
52Diana Vieira.png Prof. Diana Aguiar Vieira ISCAP
Atualmente é Pro-Presidente do Politécnico do Porto (IPP) e Vice-Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP). Doutorada em Psicologia pela Universidade do Porto, a sua Tese de doutoramento sobre a “Transição do ensino superior para o trabalho” recebeu o “Prémio Agostinho Roseta” instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade. Responsável pelo Serviço de Coaching, Desenvolvimento Pessoal & Profissional do ISCAP-IPP. Investigadora nas áreas do Coaching, da satisfação com o trabalho, do Ensino Superior (empregabilidade, desempenho e abandono académico) e das Soft skills. Na área do Coaching destaca-se a publicação da Escala de Autoeficácia em Competências de Coaching [Vieira, D.A. & Palmer, S. (2012). The Coaching Skills Self-Efficacy Scale (CSSES): A validation study among a Portuguese sample. The Coaching Psychologist, 8 (1), 6-11] e a participação como Keynote Speaker no 4th European Coaching Psychology Conference, Edinburgo/Escócia, 12 & 13 December 2013. Mais informações em www.beyou-bemore.com
4foto_165.png Prof. Eduardo Sá e Silva ISCAP
Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais, pela Universidade da Corunha. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É Diretor do Curso de Especialização em Gestão Financeira do ISCAP.
45EuricoBastos.png Prof. Eurico Basto ISCAP
Licenciado em Economia, Mestre em Contabilidade e Finanças Empresariais e Doutor /Doutor Europeu em Administração e Gestão de Empresas, vertente Contabilidade. Professor Coordenador da área científica de Contabilidade, grupo de disciplinas de Contabilidade Financeira. Coordenador da área científica de Contabilidade. Foi Director e Administrador de diversas empresas: CP, Efanor, ECD, INH,EMDEME e Banco ESSI. Tem sido formador em diversos Cursos promovidos pelo CEISCAP. 
12Icon-user.png Prof. Fátima Monteiro ISCAP
Prof. Felicidade Ferreira
Felicidade Rosa de Moura Ferreira, nasceu no Porto em 1967. Fez a Pós-graduação em Ciências Documentais, variante arquivo em 2003, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Bibliotecas e Centros de Documentação, em 2008, na Universidade Portucalense; Mestrado em História Contemporânea em 2001, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou a atividade de docência em 2010 na ESEIG - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, na licenciatura de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação. Atualmente dá formação no módulo RIBE (Recursos de Informação para a Biblioteca Escolar) do curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares, na ESEIG.
15Icon-user.png Prof. Félix Meireis ISCAP
Lic. em Economia pela FEP, pós-graduado em contabilidade e finanças empresariais e auditoria pela Universidade Aberta. É docente do ISCAP desde 1987, de contabilidade de custos e de gestão. Tem actividade empresarial há longos anos, em especial nas áreas contabilística e financeira. É formador da AEP, OTOC, APC, Vida Económica e interna em algumas empresas. 
21Fernando Gouveia_png.png Prof. Fernando Gouveia ISCAP
Jurista-revisor aposentado do Tribunal de Justiça da União Europeia.
35firmino.silva.png Prof. Firmino Silva ISCAP
Firmino Silva é Licenciado em Eng Informática pelo ISEP, Mestrado em Gestão de Informação pela FEUP e está a concluir Doutoramento na Universidade de Eindhoven. É Gestor de Projectos na SoftINSA/IBM, trabalhando em grandes contas do Sector bancário nacional. Foi responsável pela gestão de departamentos de Sistemas de Informação em anteriores empresas e é docente no ISCAP desde 2001.
3124Icon-user.png Prof. Gabriela Pinheiro ISCAP
Gabriela Pinheiro é licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto (1991) e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra (1997), tendo apresentada a dissertação de mestrado “A Fiscalidade Directa na União Europeia” (Universidade Católica Portuguesa: Porto, 1998). Foi docente em vários cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e de especialização, com ênfase na área do Direito Fiscal, sendo docente na área do Direito Fiscal no ISCAP desde 2002. Exerce advocacia em vários ramos do Direito, encontrando-se com inscrição em vigor na Ordem dos Advogados, como advogada, desde 1993. 
20foto_360.png Prof. Graça Chorão ISCAP
Graça Bigotte Chorão, Professora Adjunta, com ampla experiência pedagógica no ensino da Língua Inglesa. Responsável pela criação e pela leccionação de várias formações, em regime de b-learning e e-learning, a saber, Professional English, Remedial English e Survival English.
Prof. Helena Canha ISCAP
Helena Canha é docente no ISCAP de unidades curriculares da área científica de Contabilidade. Encontra-se, a preparar a dissertação de doutoramento, do Programa de Doutoramento Conjunto em Contabilidade, da Universidade do Minho e da Universidade de Aveiro. É mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade de Aveiro e pós-graduada em Fiscalidade pelo ISAG. É Contabilista Certificada e Formadora reconhecida pelo IEFP.
3foto_304.png Prof. Helena Guimarães ISCAP
Doutorada em Tradução e Paratradução pela Universidade de Vigo, Portugal e Mestre em Estudos Alemães pela Faculdade de Letras do Porto é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP/IPP), onde é responsável pela área disciplinar de Língua Russa, tendo organizado, nessa qualidade, vários eventos de carácter cultural. É tradutora de vários textos e obras literárias, nomeadamente de Alemão e de Russo., sendo ainda autora de vários artigos na área dos Estudos de Tradução e dos Estudos Culturais. É do CICE (Centro de Investigação em Comunicação e Educação), participando, com regularidade, enquanto oradora em conferências nacionais e internacionais  
16foto_109.png Prof. Hermínia Torres ISCAP
Licenciada em Direito, pela Universidade Livre do Porto. Pós-graduada em Finanças, pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
99Iolanda Valente.png Dra. Iolanda Sofia Rendeiro Valente ISCAP
Licenciada em Literatura Comparada. Pós-graduada em Ciências da Informação e Documentação, com especialização em Bibliotecas. Bibliotecária no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto desde 2003.
Prof. Irene Mesquita
Licenciada em Ensino Básico – Variante de Matemática e Ciências da Natureza; Pós-graduação em Ciências Documentais (opção Biblioteca); stre em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação – Biblioteconomia; Doutoranda em Ciências da Informação e da Documentação. Certificação pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua; Certificado de Aptidão Profissional (CAP). Membro colaborador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora; Possui capacitação para formação profissional de professores; Experiência em docência no ensino superior, desde o ano 2001, onde leccionou as disciplinas de História do Livro e da Imprensa em Portugal; Introdução às Ciências Documentais; Fontes e Pesquisa da Informação; Marketing em Serviços de Informação; Gestão da Qualidade; Organização da Informação na Biblioteca Escolar; Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Nos Cursos de Especialização Tecnológica de Biblioteca e Informação (CET) onde foi Docente convidada pela Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) - Paredes de Coura. Leccionou as disciplinas de Património Bibliográfico e Comunicação e Difusão Documental. Possui ainda uma experiência de 25 anos em bibliotecas Universitárias e Públicas. Foi formadora em vários Centros de Formação no âmbito da formação contínua para pessoal docente e não docente no âmbito das Bibliotecas Escolares e no curso de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação. Orientou vários estágios dos cursos Técnico Profissional da BAD. Orientou, durante 3 anos, estágios de alunos do 5.º ano do curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto e alunos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do mesmo Instituto, do Curso de Tradução Especializada. Coordenadora de dois Cursos de Técnicos Profissionais de Biblioteca e Documentação, promovidos pela Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD).
71Ivone Cardoso.png Prof. Ivone Cardoso
Professora adjunta de espanhol e inglês, desde 1992, doutorada em Didáctica das L.E. pela Universidade de Aveiro 
Prof. Jacinta Maciel
Licenciada em Comunicação Social (Universidade do Minho), pós-graduada em Management de Serviços de Informação (Ecole nationale supérieure des sciences de l'information et des bibliothèques; França) e em Ciências Documentais (Universidade do Porto). Trabalhou, de 1997 a 2012 em diversos projetos da Universidade do Minho, nomeadamente no Centro de Documentação e Informação sobre a Criança e outros projectos educativos relacionados com investigação em leitura e literatura para a infância no Instituto de Estudos da Criança e no Instituto de Educação. Foi colaboradora da Casa da Leitura, projeto de promoção da leitura, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (2007-09). Foi professora na Universidade Portucalense e ainda no Instituto Politécnico do Porto (ramos gestão da informação). Assegura, desde 2002, formação profissional na área e domínio de organização de Bibliotecas escolares, registo pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e ainda outros domínios pela BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Foi formadora da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas com ações de formação na área da dinamização da leitura e do conto. É autora de artigos em revistas especializadas. Participou, como oradora, em vários congressos nacionais e internacionais. Foi presidente da BAD | triénios 2008-2010 e 2011-2013.
42joanafernandes.png Prof. Joana Fernandes ISCAP
Joana Castro Fernandes é Professora Adjunta do departamento de Línguas e Culturas do ISCAP, leccionando fundamentalmente nas áreas de Linguística Portuguesa e Comunicação. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Inglês/Português e mestre em Linguística Portuguesa Descritiva. Encontra-se, actualmente, a preparar a dissertação de doutoramento em Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Conselho Técnico Científico do ISCAP. Os seus interesses nucleares de investigação são a Linguística Geral e Cognitiva, a Terminologia, os Estudos de Comunicação o ensino da Língua Portuguesa (como língua de Comunicação Especializada e como Língua Estrangeira) e a Educação mediada por ferramentas tecnológicas. 
0Jorge Cerdeira e Sousa.png Prof. Jorge Cerdeira e Sousa
Licenciado e Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, com Tese de Doutoramento na área da Economia Industrial e da Empresa. Tem lecionado diversas unidades curriculares das áreas de Economia e Gestão em instituições como a Faculdade de Economia do Porto, a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o Instituto Superior de Serviço Social do Porto ou o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A sua investigação centra-se nas áreas da Microeconomia, Economia da Empresa e Métodos Quantitativos, tendo apresentado os resultados da mesma em variadas conferências nacionais e internacionais. 
0Jorge Figueiredo.png Prof. Jorge Figueiredo
Doutorado em Ciências da Comunicação Mestre e Pós-graduado em Marketing e Comunicação Estratégica Licenciado em Relações Públicas Docente no ensino superior e formador na área do Marketing e Força de Vendas Autor do Livro: O Teatro de Vendas – Uma Nova Política para a Comunicação em Marketing  
97Prof. Jorge Pacheco.png Prof. Jorge Pacheco ISCAP
É Professor de Marketing no ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, desde 2013 e na ESEIG desde 2014 assim como digital strategist na agência de marketing - Surreal. Possui uma licenciatura em Marketing e um mestrado em Marketing Digital tendo sido o melhor aluno na turma de 2012/2014. As suas áreas de interesse e investigação estão relacionadas com o marketing digital, marketing experiencial e gestão da experiência do cliente. Jorge Pacheco tem ainda colaborado como formador e consultor nas áreas de marketing e gestão comercial em empresas como a Team Building, AEP, CESAE e Astrolábio. Orador na International Marketing Trends Conference 2015 em Paris sobre o tema do Marketing Experiencial. Perfil Linkedin: https://www.linkedin.com/in/jorgedanielpacheco
Prof. José António Vale ISCAP
José António Vale, é docente no Iscap onde tem leccionado, desde 2010, várias unidades curriculares na área da contabilidade de gestão. Também já leccionou várias unidades curriculares ligadas à estratégia e gestão na Universidade de Aveiro e na Universidade do Porto. Publicou vários artigos em publicações periódicas internacionais e nacionais bem como em conferências. Participou em diversos juris de mestrado. Membro do Centro de Estudos em Ciências Empresariais (CECEJ) e do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE). Ligado à atividade empresarial desde 1996. Doutorado em Gestão - Contabilidade e Controlo de Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Mestre em Gestão e Administração de Empresas e MBA em Gestão de Operações Comerciais. Licenciado em Contabilidade e Administração de Empresas. Os interesses de investigação incluem a contabilidade e controlo de gestão em termos gerais, bem como gestão e mensuração do capital intelectual de organizações e redes de organizações.
8jose carlos pedro.png Prof. José Carlos Pedro ISCAP
Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte. Doutorando do Programa Doutoral em Ciências e Tecnologias da Saúde, na Universidade de Aveiro. Pós-graduação em “Curso Avançado em Gestão Hospitalar”, na Porto Business School. Pós-graduação em “Programa Avançado de Gestão para Executivos “da Universidade Católica Portuguesa – Ensino Superior. Mestrado em Finanças, na Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Ensino Superior 
69JoseLencastre2PNG.png Prof. José Lencastre DeltaConsultores
Engenheiro Electrotécnico pelo Instituto Superior Técnico. Pós Graduação em Gestão Avançada de Telecomunicações pela Universidade Católica. Autor e conceptor de diversos livros e artigos sobre elearning; Responsável de vários projectos de concepção e desenvolvimento de cursos de elearning; Responsável de diversos Estudos; Director Geral da DeltaConsultores. Interveio como coordenador, colaborador e avaliador em diversos projectos europeus financiados no âmbito de programas como o Leonardo da Vinci, Equal, Grundtvig, etc. 
Prof. José Rodrigues da Costa ISCAP
Licenciado em Economia, pela Universidade do Porto. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.  
44Leopoldina Silva_png.png Prof. Leopoldina Silva ISCAP
Licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1973/78); Pós-Graduação em Estudos Europeus, pelo Colégio da Europa-Bruges -Bélgica (1983/84); Parte Escolar do Curso de Mestrado em Gestão – M.B.A., pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto (1989/90); Diploma de Estudos Avançados do Programa de Doutoramento em Economia e Gestão dos Recursos Naturais e Ambientais, pela Faculdade de Ciências Económicas da Universidade de Vigo (Julho de 2007). Desde 1987, docente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP, onde tem leccionado as disciplinas de Introdução à Economia, Microeconomia, Economia II, Macroeconomia, sendo também docente da Unidade Curricular de Economia do Ano 0 e do Curso de Preparação para as Provas de Economia e Economia -Contabilidade para Maiores de 23 anos. 
101ligia costa_png.png Prof. Lígia Dias Costa
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tradutora freelance a tempo inteiro há diversos anos, especializada em tradução médica. Fundadora da APTRAD, acredita que o melhor futuro para a profissão de tradutor será sempre uma consequência da melhor preparação possível dos tradutores para o mercado onde se movem. 
88Lino_Oliveira_gif.gif Prof. Lino Oliveira
Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em 2012 com a tese “Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior”. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1986. Investigador no INESC Norte de 1986 a 1988 e investigador estagiário no CERN em 1987 desenvolvendo trabalho na área das redes de computadores. Docente no Ensino Superior desde 1991, no Politécnico do Porto (IPP) desde 2001 e na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) desde 2003. Membro do e-IPP - Unidade de e-Learning do Politécnico do Porto desde a sua constituição em 2012 e atual responsável pela Unidade de I&D. As sua principais áreas de interesse e nas quais desenvolve grande parte da sua investigação são a Web social e as tecnologias aplicadas à Educação, nomeadamente o e/b‑learning e os ambientes pessoais de aprendizagem, tendo publicado diversos artigos sobre estas matérias em conferências nacionais e internacionais. Mais informações em http://about.me/linooliveira.
2lu.png Prof. Luciana Oliveira ISCAP
É doutoranda em Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação da Universidade de Vigo e Mestre em multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Membro da equipa do GAIE – Gabinete de Apoio à Inovação em Educação e do CICE – Centro de Investigação em Comunicação e Educação, do ISCAP. Tem vindo a desenvolver trabalhos científicos na área da comunicação em social media e na da educação mediada pela tecnologia. É docente da área científica de Assessoria e Comunicação Organizacional do ISCAP. Tem vindo a desenvolver trabalhos e consultadoria na área da comunicação e do desenvolvimento de conteúdos digitais / websites.
28Luis Abrantes.png Prof. Luís Abrantes ISCAP
Mestre em Administração e Gestão de Empresas. MBA – Gestão de Operações Comerciais. Licenciatura em Economia. Pós Graduação em Gestão Empresarial. Pós Graduação em “Banking and Financial English Language”. Administrador/Gerente de Sociedades integrantes de um Grupo na área de Engenharia Elétrica. Docente do Ensino Superior no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 
Prof. Luís Carmo
Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Verificador Especialista na Alfândega de Leixões onde desempenha a função de Coordenador do Setor de Regimes Aduaneiros Especiais.
0Luis Pereira Gomes.png Prof. Luís Pereira Gomes
Luís Pereira Gomes nasceu no Porto em 1966. Licenciado em Gestão de Empresas em 1991, Pós-graduado em Finanças Empresariais em 1998, Mestre em Finanças em 2003 e Doutor em Gestão, pela Universidade Portucalense, em 2012. Em termos profissionais, foi técnico superior da Direção Comercial Norte do Banco Português do Atlântico (1991-1992), consultor financeiro da Ernst & Young e Cia. (1992-1998) e diretor financeiro da Microfil, S.A. (1998-2002). Em termos académicos, é docente do ensino superior desde 1991, com a categoria de Professor Adjunto no ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração desde 2013. Atualmente é responsável pelas unidades curriculares de Gestão Financeira Avançada, Decisões de Financiamento e Gestão Financeira Internacional, em cursos de Mestrado, e por unidades curriculares de Gestão Financeira, em cursos de Licenciatura e de Pós-graduação. A atividade científica desenvolvida centra-se na área financeira, tendo orientado e arguido diversas dissertações de Mestrado e arguido teses de Doutoramento. Em 2014 foi admitido como investigador do CECEJ - Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas. Participou em projetos internacionais, em conferências internacionais e tem publicações em curso em revistas científicas. Foi membro da Comissão Executiva do ACIM2011 - XIII Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (Porto, Portugal) e pertenceu ao Review Committee da INFINITI2014 - conference on International Finance (Prato, Itália). Atualmente é membro das Comissões Científicas do curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças e do curso de Especialização em Contabilidade e Fiscalidade do ISCAP, membro das Comissões de Reestruturação do curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças e do curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração do ISCAP, membro efetivo da Ordem dos Economistas e da OTOC – Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. 
0Luis Rodrigues.png Prof. Luís Rodrigues
Doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. É docente do ISCAP desde 1998, lecionando e orientando diversas unidades curriculares da área científica de Informática/Sistemas de Informação. Atualmente é vice-Diretor do Mestrado em Auditoria, membro e colaborador dos centros de investigação CEISE (ISCAP) e ALGORITMI (UMinho). É autor de diversos livros e artigos publicados na área das Tecnologias e Sistemas de Informação
75Luisa Alvares.png Prof. Luísa Alvares
Luísa Benvinda Pereira Álvares, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - variante Português/Francês pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem desenvolvido atividade docente tanto a nível do ensino secundário, como a nível do ensino superior, universitário e politécnico. Paralelamente, tem traduzido para português diversas obras literárias francesas. 
53Luisa Langford_v2.png Prof. Luísa Langford ISCAP
Doutorada em Tradução e Para-Tradução pela Universidade de Vigo, Mestre em Língua, Literatura e Cultura Inglesas pela Universidade do Minho, Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Universidade do Porto. Professora Adjunta do ISCAP/IPP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto) onde lecciona as cadeiras de Língua Inglesa no Curso de Licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas, Interpretação Simultânea e Consecutiva no Curso de Licenciatura em Assessoria e Tradução. Tradutora de textos literários e autora de trabalhos sobre questões culturais.  Membro e investigadora do CEI do ISCAP/IPP, investigadora do CICE investigadora registada na FCT, investigadora no Museu da Emigração e das Comunidades Portuguesas, membro de AIETI (Asociación Ibérica de Estudios de Traducion e Interpretación) e membro titular e investigadora do Grupo de Investigación de Referencia T14 da Universidade de Vigo, Taducción e Paratraducción (T&P). 
39foto-secretaria-200.png Prof. Manuel Moreira da Silva ISCAP
Professor no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto, onde está ligado ao ensino da Tradução desde 1998. É doutorado em Linguística, na especialidade de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e mestre em Terminologia e Tradução, pela Faculdade de Letras da UP. Coordena, no ISCAP, o Gabinete de Apoio à Inovação em Educação. É membro da Comissão Executiva da Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal e membro da Direcção da Associação Nacional de Professores de Língua Inglesa (ANPLI). É investigador no Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) e investigador no INESC TEC (antes INESC Porto) – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, na Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção – na área de Redes de Cooperação Empresarial e Redes Colaborativas.
Prof. Manuel Salvador Araújo ISCAP
Manuel Salvador Gomes de Araújo é Licenciado, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade do Minho. É também Mestre em Liderança e Coaching Organizacional pela EADA, Business School de Barcelona. É Lecture & Associate Professor no Institute for Transformational Leadership e Consultant na Blue Onion. É Investigador na UNIAG (AENOR) e na PETRO (Universidade Autónoma de Barcelona) nas áreas da Psicologia Social, Comportamento Organizacional, Liderança e Qualidade de Vida no Trabalho. É Professor do Politécnico do Porto desde 1998 leccionando nas áreas da Psicologia, Psicologia Social, Comunicação Interpessoal, Saúde Ocupacional, Qualidade de Vida no Trabalho, Liderança e Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional entre outras. Actualmente colabora com a Porto Executive Academy e está especializando-se em NeuroTrainingLab com o Professor Steven Poelmans (EADA, Barcelona). A sua tese de doutoramento versou sobre o Bullying no Local de Trabalho e tem interesses académicos e profissionais na Ética da Liderança, Psicologia Positiva, Coaching Executivo, Mindfulness, Yôga, Trabalho em Equipa, Melhoria de Processos e Mudança Organizacional. O seu Propósito na vida é a "Promoção da Qualidade de pessoas, equipas, organizações e da sociedade".
9manuela silva patricio_png.png Prof. Manuela Silva Patrício ISCAP
Licenciada em Direito pela Universidade Portucalense, Infante Dom Henrique; Mestre em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Universidade de Coimbra; Exercício da advocacia, em regime de profissão liberal, tendo requerido, em Abril de 1997, a suspensão da sua inscrição na Ordem dos Advogados para se dedicar, em exclusividade, ao ensino e à investigação; Doutorada em Direito Público pela Universidade de Vigo; Professora Adjunta  do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP – IPP), sendo responsável pela unidade curricular Direito e Legislação do Turismo do Curso de Gestão de Atividades Turísticas; Assessora Jurídica do ISCAP – IPP; Membro da Comissão de Turismo da AECA.
0manuela styliano_png.png Prof. Manuela Styliano Costa Formador externo
Manuela Styliano Costa licenciou-se em 1999 no curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães, variante de Tradução de Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Nessa mesma instituição concluiu o Mestrado em Terminologia e Tradução, em 2004, no âmbito do qual desenvolveu uma dissertação que versava a metáfora da linguagem do futebol.   Trabalha como tradutora há mais de uma década, mas só há cerca de nove anos se dedica a esta actividade como profissional independente.   Além de tradutora e intérprete, desempenha as funções de consultora linguística e formadora junto de várias instituições. No âmbito da última categoria referida, tem desenvolvido cursos de várias índoles dedicados aos mais variados universos de formandos, desde Português para Estrangeiros, até preparação para exames internacionalmente reconhecidos (como é o caso de IELTS, GMAT, e exames de Cambridge), passando por disciplinas de línguas (iniciação a nível avançado), aulas de conversação e técnicas de comunicação (oral e escrita).  
63Marco Furtado_png.png Prof. Marco Furtado ISCAP
64MarcoLamas.png Prof. Marco Lamas Incubit
Doutor em Educação e Empreendedorismo, Mestre em Educação é Licenciado em Relações Internacionais, é agora Pós-Doutorando, na área da Educação e Empreendedorismo. Actualmente é Managing Partner da IncubIT, Presidente da Direcção da Mexe-te – Associação para a promoção da Criatividade, Inovação e Empreendedorismo e docente do Ensino Superior no IPAM, onde coordena a Pós Graduação de Marketing & Empreendedorismo e na ESEIG do Instituto Superior Politécnico do Porto, nas áreas do Empreendedorismo e Estratégia Empresarial. Tem trabalho desenvolvido a nível nacional e internacional em ambiente empresarial e em ambiente universitário. 
Dra. Maria Gloria Pagliaro
Maria Gloria Pagliaro, Licenciada em Ciências Estatísticas e Económicas. Professora de Italiano. Intérprete e Tradutora freelancer. Formadora certificada pelo IEFP.
23IMG_0033.png Prof. Maria João Castro ISCAP
Maria João Maia Pinto de Castro, concluiu o Doutoramento, na área de Informática de Gestão, na Universidade do Minho- em 2005. É Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Publicou 12 artigos em conferências. Participou na organização de 7 eventos em Portugal. Orientou 5 trabalhos de conclusão de curso de licenciatura de Contabilidade. É membro do conselho científico da revista RISTI. Actua como membro da comissão científica de 4 conferências internacionais. Os seus principais interesses científicos actuais são: A aplicabilidade das Informáticas Alternativas no Ensino Superior, Estratégias de Retenção de Alunos no Ensino Superior e a Segurança Informática.
92Maria Jose Angelico.png Prof. Maria José Angélico ISCAP
Maria José Angélico Gonçalves, Professora Adjunta da área científica de Informática do ISCAP/IPP. Doutorada em Software Engineering with Reusable Components , School of Technical Industrial Engineering, pela Universidade de Vigo. Exerce atividade docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto (ISCAP/IPP). A sua atividade de Investigação foca-se na área das Tecnologias de Informação aplicadas à Educação. Nesta área possui várias publicações. 
56Mario Queiros.png Prof. Mário Queirós ISCAP
68micaela.png Prof. Micaela Moura ISCAP
Micaela da Silva Marques Moura é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Ingleses e Alemães, Ramo de Tradução de Alemão, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1998); Mestre em Estudos Alemães (“Recepção e Tradução da Obra de Friedrich Dürrenmatt em Portugal”), também pela FLUP (2007), e doutorada em Tradução (A linguagem do direito: uma linguagem de especialidade. Aspectos do léxico jurídico alemão e o seu respectivo tratamento em português) pela Universidade de Vigo (2012). Desde 2000 é Equiparada a Assistente no Instituto de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP).  
Dr. Miguel Vieira
Licenciado em Som e Imagem (Universidade Católica Portuguesa - UCP) e em Música - Variante de Produção e Tecnologias da Música (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - ESMAE). Experiente em Produção e Edição de Vídeo e Produção e Edição de Áudio. Integra o Gabinete de Apoio à Inovação em Educação do ISCAP com o cargo de Técnico Audiovisual.
Prof. Milena Carvalho ISCAP
Doutorada desde 2014, em Ciências Documentais – Especialização da Gestão da Informação e Serviços de Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Mestre desde 2008, em Arquivos, Bibliotecas e Ciência da Informação, Universidade de Évora; Pós-Graduação em Ciências Documentais - Opção Arquivo. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003; Pós-Graduação em Recursos Humanos. Universidade de Moderna, 2002; Docente nas Licenciaturas: Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI); Contabilidade e Administração, nos Mestrados em Informação Empresarial e Direção Hoteleira. Membro do Conselho de Curso da LCTDI; É ainda docente certificada pelo CCPFC. Tem várias publicações na área de Ciência da Informação.
54Orlando Rua_png.png Prof. Orlando Rua ISCAP
6foto_389.png Prof. Paula Peres ISCAP
Doutorada e pós-doutorada na área das tecnologias educativas, Mestre em Informática e Licenciada em Informática-Matemáticas Aplicadas. Desempenha atualmente funções de docente, na área científica de informática, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto/Instituto Politécnico do Porto, ISCAP/IPP. É membro do CICE - Centro de Investigação em Comunicação e Educação do ISCAP/IPP, é diretora do curso de pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial, em regime de b-learning do ISCAP/IPP e coordena o centro de formação e serviços ao exterior do ISCAP/IPP. É membro da unidade de e-Learning do Politécnico do Porto. Assume a responsabilidade científica de vários projetos de investigação na área do e-learning. É membro da comissão científica de várias conferências e iniciativas nacionais e internacionais no âmbito do e-Learning. Tem alguns livros publicados na área de informática e na área do e-Learning. Desenvolve diversas atividades de investigação no contexto da integração das Tecnologias WEB no Ensino Superior que resultam na publicação de diversos artigos científicos. http://www.linkedin.com/in/paulaperes  
10foto_403.png Prof. Paulino Silva ISCAP
Docente do ISCAP / IPP desde fevereiro de 2003 nas áreas de Contabilidade, Gestão e Metodologias de Investigação Qualitativa. Membro fundador dos centros de investigação CICE-ISCAP e CECEJ-ISCAP. Doutorando em Contabilidade de Gestão e Mestre em Gestão pela Universidade do Porto. Orientador e arguente de diversas dissertações de mestrado. Autor de vários artigos científicos, entre os quais se encontra “Performance management in primary healthcare services: evidence from a field study” na revista científica ‘Qualitative Research in Accounting and Management”, indexada na Scopus. Membro de comissões científicas e organizadoras de várias conferências e congressos internacionais. Reviewer de conferências e de revistas científicas internacionais, entre as quais ‘International Journal of Auditing Technology’. Coordenador e investigador de vários projetos internacionais e consultor de gestão.
Prof. Paulo Amaro ISCAP
Mestre em Marketing pelo Instituto Superior da Maia, Assistente Convidado de Marketing, Logística Internacional e Técnicas de Comércio Internacional no ISCAP, Inspetor de Comércio Internacional na empresa Bureau Veritas.
Prof. Paulo Jorge Seabra dos Anjos
Revisor Oficial de Contas. Especialista em Fiscalidade. Docente ensino superior e Formador da OCC.
70PedroDuarte.png Prof. Pedro Duarte
É licenciado em Tradução e Interpretação Especializadas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É titular de um Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas emitido pela mesma instituição. Possui ainda uma pós-graduação em Tradução Assistida (por computador). É também formador certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional e pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. A nível profissional, Pedro Duarte exerce funções como técnico superior no ISCAP onde é também professor assistente convidado, e é tradutor e intérprete freelancer desde 2006.
95Pedro Mendonca da Silva.png Prof. Pedro Mendonça da Silva
Pedro Mendonça da Silva é licenciado em Co­mércio Internacional e mestre em Empreen­dedorismo e Internacionalização, ambos pelo ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e especialista de reconhecida experiência e competência profissional. Participou desde 2003 na gestão e organização de qua­se 30 feiras e exposições em Portugal e no es­trangeiro. É autor do livro Feiras e Exposições - Instru­mento de Competitividade Internacional, edi­tado pela Chiado Editora, e co-autor de alguns artigos científicos internacionais sobre o mes­mo tema. Atualmente, além de desempenhar funções como gestor de negócios na OFFE - Organização Funcional de Feiras e Eventos é também professor assistente convidado no ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Prof. Pedro Peixoto ISCAP
Pedro Peixoto, Engenheiro Mecânico - FEUP 83, MSc Distribution Management - Cranfield, UK 84 e PADE – AESE 89. 30 anos de experiência de gestão, no Grupo Sonae (Modelo Continente e Sonae Distribuição), Coopers & Lybrand – Londres (agora PwC), Grupo Vicaima ( Jomar e Vicaima) e Grupo Amorim (Amorim – Inversiones Financieras – España). Desde 2007 que mantém a sua atividade de consultoria de gestão, em conjunto com os seus próprios investimentos. Elemento constitutivo do Conselho Consultivo do MIETE – Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico, na FEUP, que ainda integra; desde 2011 é assistente convidado em (i)Estratégia para Startups e (ii)Projeto de Construção de Negócio.
Prof. Ricardo Ferreira Marmelo
Licenciatura em Administração e Técnicas Aduaneiras no ISCAP, Verificador Superior no Núcleo de Procedimentos Aduaneiros da Alfândega de Leixões.
Prof. Ricardo Silva ISCAP
Licenciado em Economia, pela Universidade do Porto. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
Prof. Rui Bertuzi da Silva ISCAP
Doutorado em Ciências Empresariais – Ramo de Gestão pela Universidade Fernando Pessoa, Mestre em Contabilidade pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Licenciado em Contabilidade e Administração – Ramo de Auditoria e Bacharel em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Atualmente desempenha funções como Técnico Superior no GASE – Gabinete de Ambiente e Simulação Empresarial e de Assistente Convidado na área científica de Contabilidade no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Orientador e arguente de diversas teses de mestrado. Investigador em alguns projetos internacionais. No capítulo da investigação, publicou alguns artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e apresentou ainda inúmeros artigos em conferências nacionais e internacionais.
Prof. Rui Brites ISCAP
Rui Brites é Doutorado em Sociologia pelo ISCTE (Tese: “Valores e felicidade no Século XXI: um retrato sociológico os portugueses em comparação europeia”, disponível em http://repositorio-iul.iscte.pt/handle/10071/2948) e docente do ensino superior desde 1993. Lecciona disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação e Análise de Dados Quantitativos com IBM-SPSS e Qualitativos com MAXqda.
Prof. Rui Pedro Nogueira
Licenciatura em Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Técnico Verificador no Núcleo de Procedimentos Fiscais da Alfândega de Leixões.
0RuiPinheiro-.png Prof. Rui Pinheiro IPP
Rui Pinheiro estudou Fotografia, Cinema e Comunicação Social. Foi professor em oficinas de fotografia no Museu Soares dos Reis, Fundação de Serralves, APCC, Centro de Juventude de Vila do Conde, Cineclube da Horta, Açores, Solar Galeria de Arte Cinemática e no Curso de Fotografia da Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto. Como freelancer publicou imagens no Jornal de Noticias, Jogo, Expresso, Télérama, Epicur, Vice, Arkitekten, DesignCurial, eme3, Domuns, Jornal de Letras, Público|Ipslon e NauXXI Colaborou com o Diário de Noticias|Dna, Casa da Música, Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde, R2 Design, Oficina Criativa, Lab65 e com autores como Miguel Palma, Catarina Leitão e Gonçalo Tocha. Actualmente trabalha no Gabinete de Comunicação do Politécnico do Porto 
91ruiramalho.png Prof. Rui Ramalho
Percurso Académico: Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, especialização Informática, Universidade Lusíada. Curso de Gestão Integrada de Logística, AEP. Curso de Formação Pedagógica de Formadores, AEP. MB7-839 NAV 2009 Core Setup and Finance, Microsoft. Curso de preparação para a certificação Project Management Professional Certification (PMP), Simultrain. Web Assessment for SAP BusinessObjects 4.0 Business Intelligence (BI) and Enterprise Information Management (EIM) Solutions Product Knowledge for Solution Consultants, SAP. Percurso Profissional: Consultor Júnior na Deloitte & Touche Consultoria e Auditoria. Consultor de Aplicações, na Quatro, Sistemas de Informação, SA. Consultor Sénior em Recursos Humanos Dynamics NAV, na myPartner, Consultoria Informática, Lda.
14ruisaavedra.png Prof. Rui Saavedra ISCAP
TOC, professor do quadro de nomeação definitiva do grupo de recrutamento 430 – Contabilidade e docente no ISCAP na área científica de Contabilidade. Formador credenciado pelo IEFP. 
76Sara Pascoal.png Prof. Sara Pascoal
​Sara Cerqueira Pascoal é docente do Departamento de Línguas e Culturas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto, desde 1997. É Doutorada em Literaturas e Culturas Românicas, Mestre em História da Cultura Portuguesa e Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante português/francês. É investigadora integrada do IELT (Universidade Nova de Lisboa), do Centro de Estudo Interculturais (CEI) e do Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) do ISCAP. Os seus interesses de investigação incluem a Tradução (em particular o processo de automatização) a Interpretação, a Retórica Visual, a Semiótica, a Comunicação Intercultural e a Cultura Portuguesa. 
79sofiaperdigao.png Prof. Sofia Inês Perdigão
Sofia Inês Correia de Almeida Perdigão Antunes, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Ingleses e Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pós-Graduada em Tradução Assistida por Computador pelo ISCAP- Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Docente de Línguas estrangeiras desde 1996, Assistente Convidada no ISCAP desde 2012 e tradutora freelance desde 1994. 
0setephanie dermagne_png.png Prof. Stéphanie Lopes Dermagne Formador externo
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, realizou o Mestrado na mesma instituição, no qual desenvolveu o ICE – Inventário de Competências de Empregabilidade. Tem vindo a colaborar em diversas áreas associadas à sua área de formação. Desempenha funções de Formadora na área de Desenvolvimento Pessoal (Gestão de Conflitos, Gestão do Tempo, Liderança e Motivação de Equipas, entre outras) e Mediadora de Cursos de Educação e Formação de Adultos. É ainda a psicóloga responsável pelo Gabinete de Psicologia num contexto educativo privado e colaboradora no Estudo “Preparados para Trabalhar?”, do Consórcio Maior Empregabilidade. Ao longo da sua experiência profissional, conta ainda com outros papéis e funções, dos quais destaca o de Profissional de Validação e Certificação de Competências (RVCC), processo conduzido pelos extintos Centros Novas Oportunidades (CNO). Um corolário inequivocamente verdadeiro: “Educar é um ato de amor” (Paulo Freire, 2009). 
0Susana Bernardino.png Prof. Susana Bernardino
Licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e doutorada em Gestão pela Universidade Portucalense. Docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na área de Gestão. Membro do Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CECEJ) do ISCAP/IPP. 
Prof. Susana Martins
Doutorada em Educação – especialização: Educação e Bibliotecas. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. A docente detém vários anos de experiência na leccionação de unidades curriculares no âmbito da organização da informação em serviços de informação, dentre os quais também Bibliotecas Escolares. Detém igualmente uma especialização em Educação (o ano curricular do curso de Doutoramento em Educação). É ainda docente certificada pelo CCPFC para a área de Organização de Bibliotecas Escolares. Tem várias publicações na área de Ciência da Informação.
94Susana Pinto.png Prof. Susana Pinto
Prof. Susana Silva
Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorada em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho. É docente da ESEIG-IPP desde 2012 na Licenciatura em Recursos Humanos, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, Mestrado em Direção Hoteleira, e nas Pós-Graduações de Bibliotecas Escolares e Gestão de Unidades de Saúde. Tem colaborado com diversas instituições do ensino superior público e privado (Universidade do Minho, Instituto Jean Piaget, Instituto Superior Dom Dinis) no 1º, 2ª e 3º ciclos nas áreas de Psicologia, Recursos Humanos e Saúde. É formadora no âmbito das metodologias de Investigação (quantitativas e qualitativas), comunicação, liderança, recursos humanos. Tem diversas publicações e comunicações em reuniões nacionais e internacionais. Integra o NID-RH, desenvolvendo investigações no âmbito das práticas de gestão de recursos humanos, igualdade de género, assédio, liderança, comunicação, fenómenos de grupo, metodologias de investigação (quantitativas, qualitativas), stress e adversidade.
26SuzNorCunha.PNG Prof. Suzana Cunha ISCAP
Mestre em Estudos de Tradução, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desempenha funções de docente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. É Diretora do Curso de Pós-graduação em Tradução Assistida por Computador do ISCAP.
34vidal.png Prof. Vidal de Carvalho ISCAP
Licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas, mestre em Informática de Gestão e doutorando na área das Tecnologias e Sistemas de Informação. É docente do Ensino Superior desde 1992. Co-Autor dos livros: Algoritmia e Estruturas de Dados, Desenho e Implementação de BD com MsAccess XP, Software Obrigatório: MsAccess 2010 e Bases de Dados com MsAccess 2007. 
7Icon-user.png Prof. Yu Yong Formador externo
Bacharelato em Língua e Cultura Portuguesa pela Beijing Foreign Studies University e Licenciatura em Literatura Chinesa pela Beijing Advance University. Curso de nível superior da Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Lisboa. Trabalha como formadora da Língua e Cultura Chinesa no Instituto Politécnico do Porto desde 2007. Tem larga experiência no ensino da Língua e Cultura Chinesa (Mandarim) aos estrangeiros, e na tradução Chinês - Português, especializada no sector jurídico. 
61ZitaRomero.png Prof. Zita Romero ISCAP
Doutoramento em Ciências de Educação pela Univ. do Minho, especialidade Tecnologias Educativas (2003). Mestrado em Ciências de Educação pela Univ. do Minho, especialidade Informática no Ensino (1996). Licenciatura em Secretariado de Gestão pelo ISCAP (1991). Professora do ensº secundário de 1980/1986. Professora do ISCAP-IPP desde 1986, nas Lic. de Assessoria e Tradução, de Comunicação Empresarial; Gestão de Actividades Turísticas; no Mestrado de Assessoria e Administração. Co-fundadora do curso de Comunicação Empresarial do ISCAP-IPP, em 2005; Responsável pela sua adaptação a Bolonha em 2006. Directora do curso até 2014. Membro do Conselho Pedagógico desde 1995; do Conselho Científico desde 1999; do Conselho Técnico-científico desde 2010/12. Membro da Unidade de Inovação em Educação (PAOL), ISCAP-IPP 2005/2012. Investigadora do Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) no ISCAP-IPP. Coordenadora da área disciplinar de Assessoria e Comunicação Organizacional, do ISCAP, em regime de rotatividade, entre 1999/2012. Formadora do curso de Secretariado de Direção, de 40 horas, no ex-INAG (Instituto Nacional de Administração e Gestão, atual Escola de Negócios e Governação) da Universidade de Cabo Verde (UniCV), em Santiago, em Maio/Junho e de novo em Agosto de 2008, [conteúdos ministrados: Comunicação Oral e não Verbal, Com. Escrita e Arquivística]. Co-autora de “Organização e Técnicas Empresariais”. Editora Politema do IPP, (2006). Conferencista na área de Assessoria e Comunicação Empresarial em vários congressos e seminários. Organizadora e promotora de inúmeros eventos na área de Comunicação Empresarial. Membro de Júri de defesas de Mestrado e MBA. Revisora técnico-científica da Revista “Expectativa” da Universidade UNIOESTE do Brasil. Frequentou cursos: (1) Gestão da Comunic. Organizacional, FPCE – UP, 24h em 2014; (2) curso de Inovação e Criatividade, Vilnius, Lituania, 40h, 2014, por dois Prof. Dinamarqueses.