topo

topo

erasmus

Objetivos

A Pós-graduação em Gestão do Património Imobiliário tem como principal objetivo proporcionar uma formação orientada para a aquisição ou aprofundamento de conhecimentos relativos às atividades de Gestão e Administração do Património Imobiliário, com especial destaque para os instrumentos da boa Gestão do Património Imobiliário de Entidades Públicas.

 

Metodologias de Ensino

Pretende-se que este curso de pós-graduação recorra à transmissão teórica de conhecimentos, essencialmente na perspetiva de homogeneização dos mesmos entre os diversos participantes, uma vez que estes poderão ter uma proveniência bastante diversificada. No entanto, privilegiar-se-á também as aulas de carácter prático, com recurso a metodologias de ensino-aprendizagem diversificadas, tais como:

- Aula expositiva: teórica e prática;

- Debate crítico das matérias em sala de aula;

- Trabalhos de campo;

- Orientação tutorial.

 

Público-alvo

Dirigido a profissionais independentes, Empresários, Gestores, Economistas, Contabilistas, Solicitadores, Arquitetos, Administradores de Insolvência, quadros médios e superiores de organizações que atuam no mercado imobiliário, Avaliadores, Empreendedores Imobiliários, e profissionais que tenham interesse em atuar neste mercado, aprofundando seus conhecimentos.



Saídas Profissionais

A Pós-graduação em Gestão do Património Imobiliário, ramo Público, é uma realização em parceria do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do Politécnico do Porto (PPorto) com a Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e está organizada de forma a proporcionar aos detentores de cursos superiores a obtenção e aprofundamento de competências numa área considerada estratégica em Portugal. Considerando os desafios que se apresentam às organizações e economias na atualidade, torna-se fundamental promover o ensino dirigido a segmentos particulares cujo desempenho profissional se rege por características específicas e desta forma permitir a continuação formativa ao longo da vida de um profissional, sendo flexível o bastante para desempenhar esta função quer numa fase inicial, enquanto lançador de um percurso, quer numa fase mais avançada de uma carreira profissional, num papel de desenvolvimento e alargamento de competências em diversos ramos deste setor: Gestor do Património Imobiliário, Responsável pelo Património Municipal, Consultor Imobiliário, Avaliador Imobiliário, Agente Imobiliário, Técnicos Superiores da Administração Pública do Património.


Regime

Regime pós-laboral, à sexta-feira (das 19h00 às 23h00) e ao sábado (09h00-13h00).

 

Parcerias

Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF)


N.º de vagas: 25

































Unidades Curriculares A S T/P/TP ECTS
Imobiliário Turístico e de Lazer 1 S1 16 horas 1,5
Facility Management 1 S1 16 horas 1,5
Investimentos e Inventários 1 S1 16 horas 1,5
Direito e Legislação do Imobiliário 1 S1 16 horas 1,5
Mercados e Desenvolvimento do Produto Imobiliário 1 S1 16 horas 1,5
Serviços Partilhados e Gestão do Conhecimento Organizacional 1 S1 16 horas 1,5
Seminários 1 S1 16 horas 1,5
Património Cultural 1 S2 16 horas 1,5
Ordenamento do Território 1 S2 16 horas 1,5
Sistemas de Informação Aplicados à Gestão do Imobiliário 1 S2 16 horas 1,5
Expropriação e Avaliação 1 S2 16 horas 1,5
Urbanismos e Gestão de Licenciamento: ótica pública 1 S2 16 horas 1,5
Gestão Pública do Património 1 S2 16 horas 1,5
Seminários 1 S2 16 horas 1,5





Acesso

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponível AQUI.

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail: gpgrad@iscap.ipp.pt

• Currículo profissional e académico do candidato, segundo o modelo europeu, disponível AQUI, acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académicas, profissional, científica e de formação contínua;

• Cópia do Cartão do Cidadão e do Cartão de Contribuinte (ou equivalentes legais);

• Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).*

 

O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.

 

* A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

   

Valor da propina:

€1870

 

• Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

• No caso de os formandos serem alunos ou antigos alunos do ISCAP ou optarem pelo pronto pagamento beneficiam de um desconto de 10% sobre o valor da propina (estes descontos não são acumuláveis).

 

Estas informações não dispensam a consulta do Edital relativo ao concurso de acesso aos cursos de Pós-graduação/Especialização.














































Pós-Graduação em Gestão do Património Imobiliário - Ramo Público


Prof. Doutor António Abreu


E-mail: aabreu@iscap.ipp.pt


Coordenação, Comissão Científica e Pedagógica

Prof. Doutor António Abreu

Prof. Doutor Agostinho de Sousa Pinto

Prof. Doutor Sérgio Veludo

Prof. Doutor Sá e Silva

Prof. Olímpio Castilho

Dr. Orlando Fernandes

Eng.º Bernardo Alabaça