topo

topo

erasmus

Objetivos

Uma vez Pós-graduado em Inovação e Comunicação Digital terá adquirido competências para produzir conteúdos e comunicar de forma eficiente na web, recorrendo às mais recentes tecnologias. Poderá assumir um papel preponderante na comunicação digital na organização, empresa, escola ou outra instituição na qual desempenha funções. A utilização facilitada das tecnologias potenciará o desempenho e a visibilidade da sua atividade diária. Os profissionais estarão aptos a atuarem como responsáveis da área dos sistemas organizacionais, responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de inovação, onde assumem o papel empreendedor, de liderança de equipas e de atividades de inovação de produtos e serviços.

 

 

Os alunos que concluírem o Curso em Inovação e Comunicação Digital deverão ser capazes de:

 

1. Planear e implementar sistemas de formação, baseados na Web (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Sistemas de E-Learning);

 

2. Analisar e conceber conteúdos para a web (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Tecnologias de Comunicação a distância);

 

3. Conceber e implementar planos de recuperação em caso de desastre (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Segurança Informática);

 

4. Planear e implementar de forma integrada, sistémica e holística um projeto de implementação de sistemas e tecnologias de informação para a web (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Sistemas de Informação);

 

5. Liderar um grupo de pessoas, de negociar eficazmente, de comunicar com clareza, de dominar as técnicas organizacionais e de aprender a aprender (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Comunicação Organizacional);

 

6. Utilizar as tecnologias WEB nos processos de comunicação interna e externa de uma organização (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Comunicação Organizacional e Comunicação na Web);

 

7. Implementação de tecnologias de comércio eletrónico e exploração das tecnologias emergentes (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Comércio Eletrónico e Inovação e Tecnologia organizacional);

 

8. Analisar, conceber e transformar de forma integrada, sistémica e holística um projeto de inovação organizacional, com recurso às atuais tecnologias e utilizando técnicas de gestão de projetos (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Inovação e Tecnologia Organizacional e Gestão de projetos tecnológicos);

 

9. Gerir a complexidade das relações estruturais e funcionais das organizações e do contexto envolvente no desenho de processos (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Gestão da Informação e do Conhecimento);

 

10. Combinar recursos físicos e humanos, numa atitude de iniciativa inovadora, para produzir novos bens e serviços que acrescentem valor numa organização (Objetivo desenvolvido, essencialmente, no módulo de Inovação e Tecnologia Organizacional).

 

Destinatários

O curso de pós-graduação em Inovação e Comunicação Digital destina-se a todos quantos trabalham ou pretendem trabalhar na área dos sistemas e tecnologias para a comunicação e para a Inovação Empresarial, como profissionais numa organização, consultores individuais e docentes.



Regime

Sistema de ensino em b-learning (aulas presenciais e sessões síncronas)


Duração do curso

2 Semestres com o regime de Tempo de Trabalho (Horas), distinguindo-se entre Horas de Contacto e o Total de Horas de Trabalho previsto para cada unidade curricular.

 

Cada unidade tem 3 sessões presenciais que decorrem à sexta à noite, ao Sábado de manhã  e algumas ao sábado de tarde.




































 

As unidades apresentam uma sequência e justificação suportada no desenvolvimento de um projeto organizacional/educacional na web. Este curso é maioritariamente voltado para o potencial da web nos negócios empresariais e educacionais. 

• Assim, dado que o próprio processo de aprendizagem neste curso é suportado nos sistemas web, a pós-graduação tem início com a temática da aprendizagem online (Módulo I – Sistemas de e-Learning). 

 

• Em virtude das tecnologias de comunicação a distancia constituírem o suporte não só da aprendizagem como dos processo de inovação, no segundo módulo são estudadas as (Módulo II – Tecnologias de comunicação a distância).

• A privacidade e a importância da informação inerentes aos processos de inovação suportado na web exige cuidados de segurança específicos que são abordados no (Módulo III – Segurança Informática). O volume de informação despoletada nestes ambientes necessita de ser gerida corretamente de modo a viabilizar a construção de projetos web sustentáveis (Módulo IV – Sistemas de Informação). 

 

• Paralelamente, a otimização da forma e o estilo de comunicação adaptados a públicos específicos constituem um pilar de qualidade fundamental para o sucesso de qualquer negócio (Módulo V – Comunicação Organizacional) 

• O realismo e a dimensão inerentes ao desenho, desenvolvimento e implementação de projetos na web  exige um cuidado especial no que concerne à sua gestão e planeamento (Módulo VI – Gestão de Projetos Tecnológicos). 

• Considerando que qualquer negócio ou comércio na web deve obedecer a especificidades inerentes ao meio em que se desenvolvem no (Módulo VII – Comércio eletrónico) são abordadas as ferramentas e os processos para a criação de um negócio online. Simultaneamente torna-se determinante conhecer as características da comunicação digital no sentido de dar visibilidade e viabilidade aos projetos suportados nas atuais tecnologias Internet (Módulo VIII – Comunicação na web).

• A capacidade de gerir o conhecimento obtido pela implementação de um negócio na web permite a explicitação do conhecimento tácito gerado de modo a facilitar posteriores implementações e novos negócios na web (Módulo IX – Gestão da informação e do conhecimento). 

 

• A inovação e o empreendedorismo são hoje uma característica fundamental para a diferenciação num mercado cada vez mais competitivo, neste contexto também a inovação na web assume um papel de destaque (Módulo X – Inovação e tecnologia organizacional).



Acesso

A candidatura deverá ser realizada através do preenchimento do formulário disponível AQUI.

Para concretizar a candidatura deverá enviar os seguintes documentos, para o e-mail: gpgrad@iscap.ipp.pt

• Currículo profissional e académico do candidato, segundo o modelo europeu, disponível AQUI, acompanhado de documentos comprovativos das referências curriculares relativas às componentes académicas, profissional, científica e de formação contínua;

• Cópia do Cartão do Cidadão e do Cartão de Contribuinte (ou equivalentes legais);

• Comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 60 € (sessenta euros).*

 

O pagamento desta taxa deverá ser efetuado por transferência bancária para o IBAN: PT50078101120000000101630; BIC: IGCPPTPL. Ao efetuar a transferência bancária, deverá identificar o nome do candidato e o curso a que se está a candidatar.

 

* A taxa de candidatura é não reembolsável. Apenas será devolvida no caso de o curso não avançar, por não ter sido atingido o número mínimo de candidatos.

   

Valor da propina:

€1500

• Possibilidade de efetuar o pagamento da propina em prestações. Os respetivos prazos de pagamento são os definidos no respetivo Edital de candidatura.

• No caso de os formandos serem alunos ou antigos alunos do ISCAP ou optarem pelo pronto pagamento beneficiam de um desconto de 10% sobre o valor da propina (estes descontos não são acumuláveis).

 

Estas informações não dispensam a consulta do Edital relativo ao concurso de acesso aos cursos de Pós-graduação/Especialização.














































Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial


Diretora do Curso

Professora Paula Peres


E-mail: pperes@iscap.ipp.pt


Secretariado:

Gabinete de Pós-Graduações (ISCAP)

E-mail: gpgrad@iscap.ipp.pt | ceiscap@iscap.ipp.pt

Telefone: (00351) 229 050 086

 

































OLX
 
 
IBMC
 
 
Oficina da Natureza
 
 
Abaco Consultores
 
 
IT Sector - Sistemas de Informação SA
 
 
Fixe Ads
 
 
Universidade do Minho
 
 
Comunicarte
 
 
Indeve
 
 
Spin Comunicação
 
 
EDP
 
 
NovaBase
 
 
FuturSoft
 
 
Imediata
 
 
Accenture
 
 
iBlade
 
 
Delta Consultores
 
 
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
 
 
Nixfuste
 
 
Devscope
 
 
Nokia
 
 
Mar Shopping
 
 
Transportes Públicos.pt
 
 
Bynet
 
 
Brand Zone
 
 
Sardinha Comunicação
 
 
MyOne