topo

topo

erasmus

Objetivos

O Mestrado em Informação Empresarial (MIE) apresenta-se como uma formação inovadora na área da Ciência da Informação, em Portugal, formando diplomados aptos para exercerem funções de gestores de informação em contexto empresarial.

 

No contexto atual, o MIE responde ao desafio de promover capacidades de empreendedorismo e inovação, formando diplomados com um perfil sincrético de várias áreas disciplinares, capazes de reconhecer a informação como um valor estratégico essencial à gestão das organizações empresariais. Estes diplomados estarão aptos para promover a otimização dos processos associados à criação e uso da informação, apoiando a performance da empresa.

 

O curso dá continuidade à Pós-Graduação em Informação Empresarial (PGIE) que funcionou em 2010-2011 e em 2011-2012.

 

Destinatários

Considerando a informação como um elemento transversal em qualquer organização, o Mestrado em Informação Empresarial apresenta interesse para estudantes e profissionais de campos muito diversificados.

 

Assim, destina-se a atuais ou a futuros profissionais das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Organizacional, da Gestão, da Informática de Gestão, do Marketing e dos Recursos Humanos, entre outras.

 

Admitem-se candidatos portadores do grau de licenciado ou de bacharel de qualquer área científica.

 

São também encorajados a candidatarem-se os interessados que não sejam portadores de grau académico mas que apresentem curriculum relevante e/ou experiência profissional na área da informação empresarial.

 

Iniciativas Internas

O MIE organiza regulamente seminários com convidados nacionais e internacionais e contactos com profissionais da área.

 

O MIE, através da sua coordenação, tem estado associado à organização dos Workshops de Pós-Graduação em Ciência da Informação, dinamizados no âmbito do Grupo de Trabalho de Ciência da Informação, da SOPCOM.

 

1WPGCI 2014

2WPGCI 2015



Saídas Profissionais

Os diplomados do MIE estarão aptos para desempenharem funções relacionadas com a gestão da informação em ambiente empresarial, incluindo pequenas e médias empresas ou grandes grupos económicos.

 

Poderão desempenhar funções relacionadas com a definição e aplicação de estratégias de pesquisa, tratamento e distribuição da informação, a análise orgânico-funcional, a racionalização de procedimentos organizacionais ou a concepção de um sistema de informação capaz de responder às necessidades globais da organização.

 

O empreendedorismo na área do desenvolvimento de produtos e serviços de informação é outra das saídas profissionais fomentadas no MIE.

 

O MIE proporciona competências profissionais para o exercício de funções de nível 4 correspondentes ao perfil do Perito de Informação e Documentação, conforme estipulado no Euro-Referencial I-D (2005).


Regime

O Curso decorre nas instalações do ISCAP, em horário pós-laboral, com cerca de 15 horas semanais de aulas. Os materiais de apoio e consulta distribuídos nas aulas serão, sempre que possível, disponibilizados nas páginas web das unidades curriculares do Curso.


































Unidades Curriculares A S T/P/TP/PL ECTS
Processos e Recursos de Informação Empresarial 1 S1 -/-/3/- 6
Economia e Serviços de Informação 1 S1 -/-/2/- 5
Comportamento Organizacional 1 S1 -/-/2/- 4
Gestão Estratégica das Organizações 1 S1 -/-/3/- 5
Planeamento de Sistemas de Informação 1 S1 -/-/3/- 6
Inovação e Empreendedorismo 1 S1 -/-/2/- 4
Práticas Informacionais em Contexto Organizacional 1 S2 -/-/3/1 6
Gestão do Conhecimento 1 S2 -/-/3/- 6
Investigação em Recuperação da Informação 1 S2 -/-/3/1 6
Negócio Eletrónico e Segurança 1 S2 -/-/3/- 6
Sistemas de Apoio à Decisão 3 S2 -/-/3/- 6
Metodologia e Projeto de Investigação em Informação 2 S2 -/-/3/- 6
Dissertação/Projeto/Estágio 2 S2 OT/E: 48 54





Acesso

Podem candidatar-se ao acesso aos ciclos conducentes ao grau de mestre os candidatos com as seguintes habilitações (artº 17º do Decreto-Lei n.o 74/2006, de 24 de Março):

 

a) Titulares de um grau de licenciado (180 ECTS) ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. Ciclo de Estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha, por um Estado aderente a este Processo e com o número necessário de créditos para o efeito;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto;

d) Possuir um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto;

e) Titulares de um grau de Licenciatura Bietápica ou de Licenciatura organizada em 300 ECTS ou equivalente legal.

 

Serão aceites, condicionadas à obtenção do grau de Licenciado em 2015-16, candidaturas de estudantes finalistas. Os candidatos nestas condições, em lugar da classificação final da licenciatura, devem indicar a média aritmética simples das classificações de todas as unidades curriculares em que já obtiveram aprovação.

 

NOTA: Não dispensa a leitura do edital de candidatura publicado anualmente.














































Informação Empresarial


Professora Ana Lúcia Silva Terra


E-mail: dir-curso.mie@iscap.ipp.pt