topo

topo

erasmus

Objetivos

A importância crescente da comunicação no atual contexto socioeconómico exige uma abordagem integrada das problemáticas e instrumentos de comunicação empresarial. A Licenciatura em Comunicação Empresarial (1º Ciclo) tem como objetivo principal responder aos desafios das empresas e instituições que se confrontam diariamente com a necessidade de interagir com uma grande diversidade de stakeholders.

 

Neste sentido, o plano de estudos aposta num conjunto de unidades curriculares que procuram satisfazer o perfil do profissional de comunicação, nomeadamente ao nível do marketing e da comunicação, das novas tecnologias ao serviço da comunicação e das línguas estrangeiras.

 

Os principais objetivos da licenciatura são:

 

• Formar futuros profissionais para exercerem atividade prioritariamente ao nível estratégico e tático em áreas que reconhecidamente são fulcrais para a afirmação das organizações e instituições;

• Consciencializar os estudantes da importância da opinião pública sobre os contributos da empresa para o país e comunidade em que atua, bem como para o bem estar psicossocial da comunidade e dos indivíduos;

• Dotar os estudantes de/do:

- conhecimentos aprofundados ao nível da comunicação nas/das empresas, capacitando-os profissionalmente para a realização de tarefas de administração e gestão adequadas ao mercado globalizado e fortemente competitivo da atualidade; 

- ferramentas que lhes permitam saber fortalecer a credibilidade de todas as informações que emitem;

- capacidade de obter reconhecimento positivo e boa vontade dos diversos setores da opinião publica;

- saber fomentar informações favoráveis nos órgãos de comunicação social;

- conhecimento e domínio dos estímulos de ativação da motivação e desempenho dos colaboradores;

- saber divulgar informações sobre a empresa aos diferentes stakeholders;

- conhecimento de ferramentas estratégicas e operacionais para fortalecerem a imagem da empresa junto dos seus diversos públicos;

- saber contribuir de forma organizada e sistematizada para a credibilidade e reputação da empresa;

- saber fomentar a responsabilidade social na empresa;

- saber ler e interpretar os indicadores dos mercados.

 

Iniciativas Internas

• Odisseia da Comunicação do ISCAP;

• Conferências, seminários e workshops;

• Programa de estágios curriculares.



Saídas Profissionais

• Gestor de Comunicação (interna, externa e internacional);

• Gestor de Imagem Organizacional;

• Gestor de Marca;

• Gestor de Redes Sociais;

• Gestor da Relação com os Meios de Comunicação Social;

• Assistente de Comunicação;

• Analista de Comunicação Interna e Externa;

• Técnico de Relações Públicas e de Organização de Eventos;

• Consultor de Comunicação;

• Assessor de Comunicação.

 

É de referir que os licenciados em Comunicação Empresarial pelo ISCAP têm seguido percursos profissionais de excelência em diversas organizações, tais como: Casa da Música, ADPRESS – Comunicação, Exponor, AEP, Science4You, Sonae, Nestlé, Comunicarte, Sardinha Comunicação, Mediana Global Communication, QIPorto de Ideias, Voz-OFF, WebOffice, GLAM, Taylors, Ramos Pinto, Sogrape, ColorAdd, GBliss, LogoMark, Quercus, Porto Canal.


Regime

Diurno e Pós-laboral


Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website  de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/

































Unidades Curriculares A S T/P/TP/PL ECTS
Introdução À Gestão 1 S1 -/-/3 6
Metodologias de Investigação aplicadas à CE 1 S1 -/-/1,5 2
Teoria da Comunicação 1 S1 -/-/3 6
Inglês Empresarial I 1 S1 -/-/3 4
Língua de Negócios I ( 1 opção: Francês, Espanhol, Russo, Alemão) 1 S1 -/-/3 4
Informática aplicada à Comunicação Empresarial 1 S1 -/-/3 4
Métodos Quantitativos 1 S1 -/-/3 4
Gestão Das Organizações 1 S2 -/-/3 4
Comunicação Estratégica 1 S2 -/-/3 4
Fundamentos de Economia e Contabilidade 1 S2 -/-/3 4
Semiótica da Comunicação 1 S2 -/-/3 6
Inglês Empresarial II 1 S2 -/-/3 4
Língua de Negócios II ( 1 opção: Francês, Espanhol, Russo, Alemão) 1 S2 -/-/3 4
Noções Fundamentais De Direito 1 S2 -/-/3 4
Criatividade em Comunicação Empresarial 2 S1 -/-/3 4
Fundamentos de Marketing 2 S1 -/-/3 5
Identidade, Imagem e Reputação 2 S1 -/-/3 5
Inglês Empresarial III 2 S1 -/-/3 4
Língua de Negócios III ( 1 opção: Francês, Espanhol, Russo, Alemão) 2 S1 -/-/3 4
Estruturação do Discurso Empresarial 2 S1 -/-/3 4
Direito Comercial e da Publicidade 2 S1 -/-/3 4
Pesquisa e Análise de Mercados 2 S2 -/-/3 4
Desenvolvimento de Conteúdos Gráficos e Digitais 2 S2 -/-/3 4
Fundamentos de Marketing Digital 2 S2 -/-/3 4
Comunicação Interna 2 S2 -/-/3 5
Comunicação Pública 2 S2 -/-/3 5
Comunicação Internacional Multimodal (Inglês) 2 S2 -/-/3 4
Língua de Negócios IV ( 1 opção: Francês, Espanhol, Russo, Alemão) 2 S2 -/-/3 4
Gestão e Ativação de Marca 3 S1 -/-/3 5
Gestão de Redes Sociais 3 S1 -/-/3 4
Técnicas de Relações Públicas 3 S1 -/-/3 4
Oficina de Comunicação Empresarial 3 S1 -/-/3 5
Retórica e Argumentação 3 S1 -/-/3 4
Ferramentas de Comunicação Digital 3 S2 -/-/3 4
Psicossociologia do Consumidor 3 S1 -/-/3 4
Estratégia Empresarial 3 S2 -/-/3 5
Gestão de Projetos Publicitários 3 S2 -/-/3 6
Relações com os Meios de Comunicação Social e Comunicação de Crise 3 S2 -/-/3 5
Ética e Deontologia da Comunicação 3 S2 -/-/1,5 2
Estágio Curricular/Projeto Profissional/Monografia 3 S2 -/-/3 12





Acesso

Uma das seguintes provas: 

09 Geografia
11 História
18 Português

 

Grau Conferido:

Licenciatura – 3 anos














































Licenciatura em Comunicação Empresarial


Diretora do Curso

Professora Doutora Sandrina Teixeira


E-mail: dir-curso.lcemp@iscap.ipp.pt