topo

topo

erasmus

Objetivos

A Licenciatura em Marketing (1º Ciclo) assegura uma formação baseada na Gestão com uma forte especialização em Marketing, capaz de responder às exigências de mercados competitivos. Pretende-se preparar profissionais qualificados, que sejam capazes de responder às necessidades de gestão e marketing do tecido empresarial, nas áreas dos serviços ou da indústria. Assim, o curso é desenvolvido na perspetiva de proporcionar aos discentes a prática aplicada alicerçada numa componente teórica atual, não esquecendo a ligação entre os conceitos académicos e as necessidades do meio empresarial.

Aposta-se também em unidades curriculares inovadoras com temáticas atualizadas sobre as novas tecnologias ao serviço do marketing. 

 

Assim, os principais objetivos são:

 

•Dotar os alunos dos fundamentos e de uma visão de gestão atual, um conhecimento multidisciplinar e competências profundas nas áreas relevantes do marketing;

•Proporcionar aos futuros licenciados uma visão operacional das várias valências do Marketing, a capacidade de desenvolver instrumentos de análise de mercado, de promover a divulgação e abordagem a diversos mercados – nacional e internacionais – sempre numa perspetiva de criação de valor para o cliente e de uma melhoria contínua da eficiência organizacional;

•Instilar nos discentes uma opinião crítica, espírito de iniciativa e trabalho em equipa, ferramentas de gestão e análise capazes de desenvolver a aplicação de soluções rendíveis e criativas;

•Permitir a possibilidade de os discentes complementarem o seu plano curricular com experiências de ensino internacional ao abrigo das várias parcerias internacionais de mobilidade Erasmus;

•Proporcionar uma experiência no mercado de trabalho no âmbito de um estágio curricular que permitirá a aplicação prática dos conceitos leccionados.

 

  

Iniciativas Internas

• Jornadas de Marketing do ISCAP;

• Conferências, seminários e workshops;

• Programa de estágios curriculares.



Saídas Profissionais

A Licenciatura em Marketing do ISCAP tem registado ao longo do seu funcionamento um forte acolhimento no mercado de trabalho. Os licenciados em Marketing pelo ISCAP estarão aptos a desempenhar funções nos seguintes âmbitos:

 

Gestão de marketing, gestão de produto, gestão da marca, gestão operacional, gestão de clientes, gestão comercial, gestão de eventos e comunicação, planeamento de meios e estudos de mercado.

 

Estas competências permitem o desempenho de cargos de diretor na área da direção de marketing ou das vendas; gestor de produto, de marca, de comunicação de marketing ou de trade-marketing; coordenador de estudos de mercado e consultor de marketing.

 

É de referir que os licenciados em Marketing pelo ISCAP têm seguido percursos profissionais de excelência em diversas organizações, tais como: Cisco Systems UK, National Gallery UK, Edigma, Sonae, Ad Click, Bazooka, Banif, Porto Editora, Unicer, Volvo, Nissan, CTT, CP, CIN, Universidade do Porto, Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Sogrape, OLX, Parfois, QSP, Yves Rocher, Philips (Espanha), Nestlé, Adereço, BPI, Millennium BCP, entre outras.


Regime

Diurno (9205) e Pós-laboral (8005)


 

Nota: A informação disponibilizada nesta página não dispensa a consulta do Website  de acesso ao ensino superior do Ministério da Ciência e Educação - http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/


 

































Unidades Curriculares A S T/P/TP/PL ECTS
Matemática I 1 S1 -/-/3 5
Noções Jurídicas Fundamentais 1 S1 -/-/3 3
Organização E Gestão De Empresas 1 S1 -/-/3 5
Marketing I 1 S1 -/-/3 5
Tecnologias Da Informação 1 S1 -/-/3 4
Inglês De Negócios I 1 S1 -/-/3 3
Economia I 1 S1 -/-/3 5
Matemática II 1 S2 -/-/3 5
Direito Comercial E Da Propriedade Industrial 1 S2 -/-/3 3
Elementos De Contabilidade Financeira 1 S2 -/-/3 5
Marketing II 1 S2 -/-/3 5
Relacionamento Interpessoal 1 S2 -/-/3 4
Economia II 1 S2 -/-/3 5
Inglês De Negócios II 1 S2 -/-/3 3
Estatística I 2 S1 -/-/3 5
Contabilidade Analítica 2 S1 -/-/3 4
Comunicação De Marketing 2 S1 -/-/3 4
Direito Da Publicidade E Concorrência 2 S1 -/-/3 3
Comportamento Do Consumidor 2 S1 -/-/3 4
Administração E Técnicas De Vendas 2 S1 -/-/3 5
Marketing De Serviços 2 S1 -//3 5
Estatística II 2 S2 -/-/3 5
Marketing De Distribuição 2 S2 -/-/3 4
Marketing Financeiro 2 S2 -/-/3 4
Criatividade E Inovação Em Marketing 2 S2 -/-/3 4
Direito Fiscal 2 S2 -/-/3 4
Opção I Livre 2 S2 -/-/3 4
Opção II Condicionada 2 S2 -/-/3 5
Matemática Financeira 3 S1 -/-/3 5
Estudos De Mercado 3 S1 -/-/4,5 7
Marketing Internacional 3 S1 -/-/3 4
Opção III Livre 3 S1 -/-/3 4
Opção IV Condicionada 3 S1 -/-/3 5
Planeamento E Controlo De Marketing 3 S1 -/-/3 5
Gestão Financeira 3 S2 -/-/3 3
Comportamento Organizacional 3 S2 -/-/3 4
Marketing Industrial 3 S2 -/-/3 4
Opção V 3 S2 -/-/3 4
Opção VI Condicionada 3 S2 -/-/3 5
Simulação De Marketing/Estágio/Projecto 3 S2 -/-/4,5 10



Opções Condicionadas A S T/P/TP ECTS
Métodos De Previsão 2 S2 -/-/3 5
Gestão Da Qualidade 2 S2 -/-/3 5
Gestão De Produtos E Marcas 3 S1 -/-/3 5
Sistemas de Apoio à Decisão 3 S1 -/-/3 5
Comunicação Publicitária 3 S2 -/-/3 5
Gestão Do Design 3 S2 -/-/3 5


Acesso

Uma das seguintes provas:
04 Economia
09 Geografia
18 Português

 

Grau Conferido

Licenciatura – 3 anos














































Licenciatura em Marketing


Diretora do Curso

Professora Doutora Maria Antónia Rodrigues


E-mail: dir-curso.lmkt@iscap.ipp.pt