OT 2013 – Comunicação Técnica: como traduzir negócios em sucesso

 

Oradores

Rafael Pedrosa
OTIC.IPP

 

Licenciatura em Gestão de Empresas. Formação complementar em Transferência e Valorização do Conhecimento, Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Inovação e Criatividade.
Responsável pelo Centro de Transferência de Tecnologia do Instituto Politécnico do Porto, na Cidade Tecnológica de Paços de Ferreira (CTT-IPP), estrutura criada no âmbito do projeto ON2.
Responsável pela Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Instituto Politécnico do Porto – OTIC.IPP.
Entre outras funções, tem a seu cargo a coordenação do Concurso de Ideias “PoliEmpreende” (iniciativa que tem como objetivo a constituição de novas empresas de cariz inovador e implantação regional, com potencial de crescimento) e a gestão e valorização do portfólio de patentes do IPP.

 

Paulo Marques
Feedzai

 

Paulo Marques é o CTO (Chief Technical Officer) da Feedzai, de que foi também sócio fundador. A Feedzai é uma empresa que tem vindo a desenvolver um produto denominado FeedZai Pulse(TM), o qual permite agregar grandes volumes de informação em tempo real e cujo processo de evolução e implementação é da sua responsabilidade além das estratégias a nível tecnológico. Antes de fundar a Feedzai, Paulo Marques foi docente na Universidade de Coimbra e na Carnegie Mellon University. Também foi Diretor do programa de formação avançada em Portugal, estabelecido em parceria com esta Universidade, para a Engenharia de Software. Ao longo dos anos esteve envolvido em vários projetos de diferentes entidades, designadamente a Agência Espacial Europeia, Microsoft Research, Critical-Software, Siemens, SciSys, entre outras. Foi membro fundador da WIT-Software, empresa que desenvolve aplicações e serviços avançados na área das telecomunicações móveis. Tem um grande interesse pela comunicação e pelo ensino, sendo autor de um best-seller em programação (linguagem C# e a plataforma .NET).

 

Aldina Rodrigues
Euroscript Portugal

 

Aldina Rodrigues é gerente das empresas do grupo euroscript International para Portugal e Espanha - euroscript Portugal, Lda. e euroscript Iberia, S.r.l. No passado, foi Assistente de Direção numa multinacional alemã. Foi tradutora e revisora técnica, além de ter acumulado uma vasta experiência em Gestão de Projetos Multilingues na empresa de Tradução Lusoscript, Lda., que fundou em 1997. Detém uma licenciatura em Tradução e Interpretação, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração e uma Pós-Graduação em Gestão e Estratégia Empresarial, pelo mesmo Instituto. Certificou-se em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute. Domina o alemão e o inglês.

 

Carlos Costa
ISCTE

Docente do ISCTE desde 1993. É investigador da Adetti-IUL, membro da direção do Audax-IUL e chair do EuroSIGDOC (capítulo europeu do ACM/SIGDOC). É ainda diretor do Mestrado em Software de Código Aberto.
É doutorado em Sistemas de Informação e Bases de Dados e mestre em Ciências Empresariais, ambos no ISCTE.
Anteriormente, desenvolveu atividade na consultoria de sistemas de informação e na banca.
Área de investigação: sistemas colaborativos, desenvolvimento de aplicações Web, ensino da programação, sistemas organizacionais e software livre.

 

 

Formadores

 

Tiago Gomes
APCOMTEC

 

 

Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em Eficiência Energética e Energias Renováveis e em Gestão para Executivos pela Universidade de Aveiro. Tem desenvolvido trabalho na área da comunicação técnica, em empresa multinacional do setor das telecomunicações desde 2006.

 

João Rocha
APCOMTEC

 

Coordenador e sócio fundador da APCOMTEC. De 2004 a 2011, trabalhou na área da comunicação técnica, onde desempenhou várias funções, desde escritor técnico até à chefia de equipas multinacionais, passando pela coordenação de projetos de documentação, incluindo uma passagem pela Índia, onde teve a oportunidade de desenvolver trabalho na área durante mais de 2 nanos. Neste momento, encontra-se em Portugal, sendo responsável pela promoção e  pré-vendas de Serviços Avançados de Telecomunicações para a Europa, num dos maiores fabricantes do mundo de equipamento de telecomunicações de banda larga móvel.

 

 

 

 

.: Voltar à Página Inicial :.